Logo GVP Digital

Fique por dentro das tendências de TI para 2021

Tabela de Conteúdo

O ano de 2020 foi bastante desafiador para todas as empresas que tiveram que se reinventar e acelerar os processos de transformação digital. Por conta disso, 2021 começa com uma série de expectativas em relação a Tecnologia da Informação (TI).

Alguns recursos são considerados tendências para esse novo ano, tendo como foco o desenvolvimento estratégico das companhias. De acordo com a pesquisa realizada pela consultoria Gartner, as tendências de TI para 2021 terão como foco o centro nas pessoas, independência de localização e entrega resiliente.

Se você quer conhecer mais sobre essas importantes tendências de TI para 2021 e como sua empresa pode usufruir de todos os benefícios que elas proporcionam, não deixe de conferir esse artigo até o fim.

Conheça as principais tendências para este ano

Como mencionado no início, a área de TI passou a ganhar ainda mais destaque em 2020 devido às novas necessidades das empresas e dos consumidores em relação a Tecnologia da Informação. Por conta disso, alguns recursos passarão a ser ainda mais explorados pelas marcas que visam ampliar o seu alcance, oportunidades e eficácia em 2021.

Abaixo, reunimos algumas das principais tendências de TI que certamente estarão no radar das empresas.

IOB (Internet of Behavior)

Bastante conhecida como Internet do Comportamento, a IOB é uma das tendências de TI mais fortes para 2021. Através desse recurso, é possível combinar diferentes tecnologias, como o reconhecimento facial, rastreamento da localização e Big Data, tudo voltado para avaliar o comportamento das pessoas.

O objetivo central dessa coleta realizada pela IOB é identificar e analisar dados estratégicos dos indivíduos, sejam eles colaboradores ou pessoas, e assim influenciar os seus comportamentos, melhorando a interação entre as partes envolvidas e a produtividade.

Engenharia da inteligência artificial

Há alguns anos, a inteligência artificial começou a ser utilizada nas empresas como uma grande aliada para o aumento da produtividade, redução dos custos e gestão inteligente dos processos. Entretanto, segundo levantamentos da consultoria Gartner, muitos projetos de inteligência artificial enfrentam problemas de manutenção, escalabilidade e governança.

Para atender essas demandas, a área de engenharia da inteligência artificial se apresenta como uma das tendências mais importantes para o setor de TI em 2021. A proposta dessa área é facilitar o desempenho, a escalabilidade, a interpretabilidade e a confiabilidade dos projetos de AI.

Privacy-enhancing Computation é tendência para ampliar a privacidade em TI

Outro recurso de destaque em 2021 é a Privacy-enhancing Computation, que tem como objetivo proteger os dados em uso, mantendo o sigilo das informações. Em tempos em que a segurança digital se tornou essencial, essa estratégia é fundamental para as companhias de todos os segmentos e portes.

Estima-se que nos próximos cinco anos, as empresas ampliem seus investimentos em plataformas e ações que forneçam um ambiente digital confiável, permitindo que os dados sejam processados e analisados de maneira descentralizada.

Lei Geral de Proteção de Dados

Investir em serviços que ampliam a segurança dos dados já não é mais um posicionamento estratégico das marcas, mas sim uma obrigação. A tendência é que com a Lei Geral de Proteção de Dados, as companhias foquem boa parte desses esforços de TI para a segurança, evitando roubo de senhas, extravio de dados e ataques cibernéticos.

Suporte remoto

Com novos modelos de trabalho em alta, como o home office, o suporte remoto é uma das tendências de TI para 2021. Por meio desse suporte, é possível acessar dispositivos à distância, permitindo a visualização e edição de documentos, abertura de sistemas, resolução de problemas, entre outras funcionalidades. Esse formato é muito interessante para a área de TI, que poderá oferecer assistência técnica sem ter acesso físico à máquina.

Tecnologia 5G

E para finalizar a lista de tendências de TI para 2021 não poderíamos deixar de lado a tecnologia 5G, uma importante evolução da rede de internet móvel. Através desse avanço, espera-se obter maior velocidade para download e conexões móveis mais estáveis. O objetivo da tecnologia 5G é manter tudo conectado, de carros até câmeras de segurança.

No artigo de hoje, apresentamos as principais tendências de TI para 2021. Para continuar por dentro de assuntos como esse, veja também em nosso blog o post que reúne os conceitos fundamentais para adequar a sua empresa à LGPD.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Posts Relacionados