Logo GVP Digital

Feedback sobre a Black Friday: os clientes estão buscando um atendimento mais humanizado

Tabela de Conteúdo

Com o encerramento da Black Friday 2021, já temos alguns dados que comprovam a importância dessa data para o comércio brasileiro. Há alguns anos, a Black Friday deixou de ser uma campanha com foco 100% digital para se tornar também uma estratégia de sucesso nas lojas físicas. Além disso, empresas de diferentes segmentos estão conquistando nesse período o maior número de vendas do ano.

Mas, será que todas as oportunidades são realmente aproveitadas? As marcas estão atentas às expectativas dos clientes? O que a Black Friday 2021 pode deixar de ensinamento para as próximas campanhas promocionais?

Para esclarecer esses e outros questionamentos, te convidamos para continuar acompanhando a sequência desse artigo, pois vamos apresentar o feedback dos clientes sobre a Black Friday 2021. Confira!

Dados que demonstram o sucesso da Black Friday 2021

Com a economia retomando aos poucos após um longo período de recessão, a expectativa para a Black Friday 2021 era bastante positiva. Após a finalização da campanha, que se estende até a Cyber Monday (segunda-feira após a Black Friday), já temos alguns números que comprovam o sucesso dessa edição.

Aumento das interações online

De acordo com a pesquisa realizada pela Akamai Technologies, o tráfego do varejo online no Brasil teve um aumento de 9% durante a Black Friday se comparado com 2020. Apesar de ser um movimento importante e que contribui para o aumento das vendas, as interatividades também acabam deixando as marcas em alerta para possíveis ataques cibernéticos.

Descontos expressivos

Aquela estratégia de aumentar os preços semanas antes da Black Friday e depois aplicar um desconto já não traz resultados para as empresas, pelo contrário, pode acabar despertando certa rejeição nos clientes e comprometendo o progresso da companhia em outros períodos.

Na Black Friday 2021, a média de descontos no e-commerce, por exemplo, foi de 57,38%, segundo levantamento feito pela BigDataCorp a pedido do PayPal. Esse valor supera

a média da campanha 2020, que registrou 51,36%.

Média de vendas dentro do esperado

De acordo com o levantamento realizado pela Neotrust, as compras realizadas pela internet desde o primeiro minuto de quinta-feira (início da Black Friday) até às 17h da sexta chegaram a 5,6 milhões. Esse registro fica praticamente igual ao obtido em 2020.

Atendimento humanizado está entre os maiores desejos dos clientes

Vimos que a Black Friday 2021 se manteve com bons resultados, principalmente no comércio online. Mas, qual o feedback dos clientes? As vendas poderiam ter sido maiores? Quais pontos as empresas ainda precisam melhorar para atrair os consumidores durante a data?


Não há muito mistério. Oferecer promoções realmente vantajosas, organizar o seu estoque para a data e, principalmente, garantir um atendimento mais humano são pontos essenciais para ter sucesso em suas campanhas. Especificamente sobre o relacionamento com o consumidor, é importante reforçar alguns aspectos que o público valoriza, como:

  • Atendimento rápido e prático;
  • Integração entre os canais de comunicação;
  • Relacionamento humanizado (mesmo que a interação seja realizada via bot, é fundamental que os recursos de inteligência artificial garantam um atendimento mais próximo e personalizado);
  • Equipe de atendimento preparada para esclarecer as principais dúvidas sobre a campanha logo no início do atendimento.

Empresas que possuem uma plataforma omnichannel de qualidade conseguem suprir todos os pontos apresentados no feedback dos clientes sobre a Black Friday, garantindo um desempenho de excelência durante todo o ano.

Para conhecer na prática como funciona um bom sistema, clique aqui e solicite agora mesmo uma demonstração interativa da Plataforma Omnichannel da GVP.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados