Logo GVP Digital

Varejista: 4 passos para fazer o seu negócio vender durante todo o ano

Tabela de Conteúdo

Pessoas compram a realização de um sonho, a possibilidade de melhoria e a solução de um problema. Pessoas não compram coisas, elas compram o sentimento que o objeto é capaz de extrair delas. Levando isso em consideração, eu te pergunto: quais sentimentos o seu produto é capaz de extrair de quem os compra.

1. Conheça o seu público-alvo

Faça um estudo minucioso sobre o seu público-alvo, entenda as suas características, e mapeie os seus hábitos e comportamentos. Varejistas precisam ser atentos e dinâmicos, precisam olhar com atenção para cada detalhe e analisar com frequência se as ações que estão sendo tomadas contribuem para a realização do objetivo principal, que é atrair e satisfazer os seus clientes.

Estudar o perfil do seu consumidor te ajudará a entender se a sua abordagem está de acordo com o que ele espera ou precisa passar por ajustes. Sem informação, as chances de boas conversões caem consideravelmente.

2. Mantenha-se presente na vida do consumidor

Houve um tempo em que bastava abrir a porta e aguardar o primeiro cliente chegar, ele escolhia o que queria e comprava sem contestar. Entretanto, a realidade atual é bem diferente. Hoje, o varejista que vende é aquele que está onde o seu cliente está.

É primordial entender a importância de estar não apenas no mundo físico, mas também no digital. Digo mais, você precisa não apenas estar, você precisa se manter disponível para ajudar, quase que a todo momento. E não encare isso como algo ruim, pois a partir do momento em que o seu cliente te permite fazer parte da vida dele, você já começa a sua jornada com pontos positivos.

Posteriormente, o objetivo será utilizar os canais de contato e redes sociais para tornar esse laço cada dia mais estreito, e isso estando em perfeita harmonia, você não será o varejista de uma venda só.

3. Valorize o tempo do cliente

Estruture o seu negócio de uma forma que funcione. Todos os processos devem ser mapeados e soluções prévias precisam ser definidas de maneira antecipada para que ao menor sinal de inconsistência algo seja feito e tudo possa fluir normalmente.

Descomplique e faça com que as burocracias sejam resolvidas com facilidade. Lembre-se que o seu posicionamento deve ser direcionado a solucionar e satisfazer, nunca a questionar ou deixar sem resposta. Clientes dos varejistas querem excelente atendimento, qualidade e agilidade, é o mínimo que se espera, portanto, esteja disposto a dar ao seu consumidor o seu melhor de forma rápida e efetiva.

4. Varejista: venda o que o seu cliente deseja e entregue mais do que ele espera

Começamos esse texto dizendo que pessoas não querem apenas um produto, elas querem uma compra que faça sentido, que tenha um objetivo e que as deixem mais felizes. As vezes até mais que possuir, elas querem viver a experiência que existe por meio da jornada de compra.

Portanto, varejista, além de oferecer um produto de excelente qualidade, a sua missão é encantar proporcionando ao seu cliente mais do que aquilo que ele espera, e isso pode ser feito em todas as etapas da jornada de compra, basta estar atento e se esforçar.

Enquanto os concorrentes investem em realização de campanhas de vendas em datas comemorativas, você estará à frente quando decidir focar em fidelizar, tratando o cliente com respeito e com a devida atenção que ele merece.

Desta forma, você não venderá apenas em datas comemorativas, muito menos venderá a um cliente uma vez só, você construirá a melhor estratégia de vendas. E isso te tornará o varejista que está disposto a não só vender, mas a conquistar e encantar.

É esse o resultado que você quer para o seu negócio? Então, conheça as soluções de atendimento e marketing oferecidas pela GVP. Temos o melhor da tecnologia para ajudar a sua empresa a vender mais durante todo o ano!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados