Consumidores

Entenda como funciona a relação: Marketing, vendas e customer success

By agosto 27, 2021No Comments

Quantas vezes nos deparamos com pessoas que deixaram de consumir um produto de uma empresa porque elas não foram bem atendidas? Essa situação demonstra que o mercado ainda está pouco preparado para lidar com as vendas.

Vendas são resultados de uma combinação eficaz entre marketing da marca e de produto e as necessidades do consumidor, mas para conectar essas duas extremidades – produto e consumidor – há uma série de ações intermediárias, incluindo relacionamento com os clientes, pesquisa de mercado, boa comunicação com público, feedbacks, entre outros.

Listamos 5 principais ações que podem te ajudar a perceber que administrar vendas resultarão em lucros, mas administrar bem seu público alvo resultará em uma longa trajetória de sucesso da empresa.

Atendimento PersonalizadoO produto personalizado é tendência no mercado sales pós-moderno. Primeiro, o próprio consumidor personaliza seu produto, através do ambiente, do atendimento e de escolhas pessoais, fazendo estrategicamente ele preferir comprar no lugar que o atraiu. Segundo, a empresa adéqua sua equipe de atendentes, conhece o que cada consumidor prefere e quais são seus hábitos de compra.

Para isso, uma pesquisa de mercado deve ser feita, além de uma lista de mailing personalizado. É importante que não seja disparado o mesmo conteúdo para todo mundo, e sim que as ofertas sejam mostradas seguindo o fluxo da demanda.

Comunicação interna, geral e dirigidaA comunicação é a base funcional do marketing e deve ter sua importância mensurada quando tratamos de consumo. As campanhas para atingir um certo público leva em consideração informações fornecidas pelo seu consumidor- por isso a pesquisa de mercado citada acima. Como a campanha busca atingir um grande público, é sempre bom investir também no marketing dirigido, aquele que escolhe o nicho de consumidores para ser seu alvo.

A comunicação dirigida pode ser aplicada, principalmente, para as pessoas que já são clientes da empresa, para criar a fidelização. Mesmo assim, é fundamental lembrar que ela depende da comunicação interna da empresa, ou seja, todos devem ter as informações alinhadas para um relacionamento eficaz com clientes antigos.

Diminua a burocracia da equipeIsso não quer dizer que a burocracia deve ser extinta, ela é necessária, porém, em função de acabarmos como uma equipe sales estagnada, devemos simplificar alguns processos burocráticos que representam barreiras para a empresa. A fluidez no processo de acompanhamento e rastreamento de informações é essencial para otimização do tempo.

A praticidade deixa o ambiente mais agradável, tanto os clientes quanto a equipe sales poderão desfrutar de um ambiente produtivo, comunicativo, e, assim, agregar valores aos atendimentos. Como já vimos antes, esse é um dos fatores da escolha do consumidor.

FeedbacksOs feedbacks talvez sejam os mais importantes dessa lista. É através dos feedbacks que podemos ter noção dos resultados reais, os que vão além dos números. Claro, as finanças e o ROI têm que ser analisados em conjunto, afinal ambos interagem quando tratamos de venda.

Há várias maneiras de agilizar o feedback, uma delas é a web. Os atendimentos continuam mesmo que o serviço não esteja disponível online, o que representa grande dificuldade para os empreendedores. Trabalhar com sistemas pode ser difícil no início, porém após treinamentos contínuos, eles devem funcionar para priorizar equipes concisas e coerentes, gerenciando melhor e mais rapidamente as informações de vendas e dados dos clientes. O importante é manter o sistema atualizado e os funcionários igualmente preparados.

Pós-vendaSuperem as expectativas iniciais, sempre respeitando a privacidade e garantindo que ele seja atendido antes de pensar em pedir. De acordo com as informações da compra, bem arquivadas e distribuídas, a equipe pode ofertar complementos, novas versões e se diferenciar no mercado, preocupando-se em ser diferente.

E não podemos esquecer do relacionamento, quando estabelecido de maneira satisfatória entre um vendedor e um comprador, esperamos que o período pós-venda, seja a garantia de retorno do consumidor.

Você consegue aliar campanhas de marketing e atendimento para alcançar sucesso de vendas? Conte para a gente as suas experiências!

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