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É possível unir o marketing digital ao tradicional?

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A resposta é simples: sim e se possível agora mesmo. O marketing passou a ser encarado como fundamental nas empresas, que passam a se utilizar de diferentes ferramentas e técnicas para diferentes fins mercadológicos. Tanto o marketing tradicional quanto o marketing digital estão conquistando espaços até então os rejeitava. É fácil notar que este espaço cresceu devido aos resultados expressivos, principalmente quando tradicional e o digital andam juntos.

Apesar das técnicas cada vez mais modernas, a essência do marketing não mudou. Técnicas novas possuem objetivos e estratégias semelhantes, além dos mesmos objetivos das estratégias convencionais. O que muda é a necessidade de combinar o digital e o tradicional, bem como a obrigação de manter o cliente satisfeito e encantado nos dois ambientes.

Convite outbound para conteúdo inbound

O inbound marketing baseia-se no conteúdo relevante que despertará o interesse do público. A partir deste contato é possível se aproximar mais do cliente e quando ele decidir comprar, a marca já estará em sua cabeça. Este conteúdo pode ser divulgado em site ou blog e compartilhado pelas redes sociais, ser otimizado para os buscadores, entre outras abordagens.

Produzir o conteúdo atraente nem sempre é algo fácil e por essa razão é importante conhecer os interesses do público-alvo. Algo que se consegue com o outbound, principalmente quando são feitas pesquisas qualitativas, ideais para qualquer estratégia. Com as informações em mãos, é possível determinar quais serão as abordagens no meio digital, identificando (e determinando) alguns pontos importantes. Entre eles é possível destacar:

  • Determinar as palavras-chave usadas em artigos e demais textos, para otimizar as buscas no Google e outros buscadores;
  • Quais elementos do site e hotsite;
  • Qual o conteúdo partilhado nas redes sociais;
  • Determinar as Personas a quem serão direcionados o conteúdo;
  • Sincronizar ações outbound com inbound, a exemplo de promoções que se completam com cadastro online.

Uma boa estratégia vale para ambos

É indicado fazer um balanço entre as ações adotadas no marketing tradicional e o digital. Combinar ambas trará benefícios, oferecendo o que é de mais interessante em cada uma delas, aumentando o alcance e as interações com o público-alvo. Enquanto o tradicional auxilia na estratégia do cotidiano e no conhecimento da marca, o digital aumenta o engajamento das pessoas e a possibilidade de se comunicar rapidamente com o cliente.

Usar do marketing digital não é apenas ter um site, postar nas redes sociais ou pagar por anúncios em sites e nos buscadores. Basicamente, as ações inbound são baseadas nessas ferramentas e canais, contudo é preciso saber o que fazer, na frequência adequada com base em estudos, resultados concretos e mensuráveis.

Da mesma forma que o marketing tradicional, no marketing digital também é necessário planejar, criar e ter em vista a geração de leads (clientes em potencial) e sua satisfação. Para isso é importante estudar os benefícios e como atuar em cada um dos canais/ferramentas, seja ela e-mail marketing, Facebook, blog, Twitter, entre outros.

Considere fidelizar o cliente ao invés de se limitar a apenas fazer uma venda. Sai mais em conta manter um cliente fidelizado do que conquistar novos, embora a estratégia tenha ambos os objetivos. Procure compreender as vontades e problemas dos clientes e oferecer uma interessante.

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