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Dicas para um time de vendas produtivo

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Dicas para um time de vendas produtivo

Para construir um time de vendas de excelência e focado na produtividade, as empresas precisam investir e analisar áreas estratégicas da operação. Tudo começa no setor de Recursos Humanos, com a contratação de colaboradores que dominam as principais técnicas de vendas, que estejam motivados a dar o melhor de si e abertos a ter novos aprendizados.

Inclusive, esse último ponto é muito importante, afinal os recursos utilizados pelos times comerciais mudaram bastante nos últimos anos graças aos avanços tecnológicos. Hoje, há muitas ferramentas que ajudam a manter a equipe produtiva e direcionada para a conversão dos clientes, por isso, os vendedores precisam estar dispostos a aprender a utilizar esses canais como aliados.

Na sequência deste artigo, reunimos algumas outras dicas que irão te ajudar a montar um time de vendas produtivo e estratégico. Confira!

 

Metas claras e possíveis

Um dos principais desafios de quem atua na área de vendas é superar as metas que são impostas pelos gestores. O foco das empresas é manter um bom fluxo de vendas em todos os períodos do ano, mas quando são estabelecidas metas impossíveis e que não são claras para o time, as chances do resultado ser bem longe do esperado são maiores.

Além disso, o ambiente de cobrança e insatisfação que se instaura não é nada produtivo para a empresa e pode comprometer os seus ganhos já no médio prazo. Por isso, o melhor caminho é ter metas claras e possíveis de serem alcançadas. Trabalhar focando no diálogo, na troca e no reconhecimento do time de vendas é muito importante para que todos consigam dar o melhor de si no dia a dia.

 

Experiência do cliente em primeiro lugar

Um time de vendas produtivo não é apenas aquele que consegue fechar novas vendas todos os dias. A aquisição de consumidores é algo realmente muito importante, mas quando se coloca a experiência do cliente em primeiro lugar, é preciso ir além e fidelizar esse público.

Um time de vendas de qualidade está pronto para disponibilizar ao consumidor um suporte de excelência em todas as fases da jornada de compra, sabendo exatamente qual o momento certo de abordá-lo, o que oferecer e quais são suas necessidades e expectativas. Ao término da interação, mesmo que a compra ainda não tenha sido concluída, o cliente se sentirá tão à vontade que são grandes as chances dele retomar esse processo.

 

Tecnologia como aliada da equipe de vendas

Estamos em 2021 e qualquer área empresarial que queira ser mais produtiva precisa abrir espaço para a tecnologia atuar como aliada. Com o time de vendas não é diferente. É importante conhecer os canais que ajudam a otimizar atividades recorrentes do setor de vendas, que oferecem dados estratégicos para a operação e que organizam a jornada do cliente para que ele avance nas etapas do funil até chegar a sua conversão.

A seguir, listamos algumas tecnologias que não podem faltar em um time de vendas produtivo:

 

CRM

CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português) é um canal que centraliza todos os dados dos consumidores em um só lugar, facilitando e muito o trabalho da equipe de vendas. O CRM contribui para que a empresa faça um follow up mais assertivo e esteja sempre preparada para atender os clientes de forma rápida e personalizada, ações importantes para garantir o sucesso tanto na atração quanto na retenção dos clientes.

 

Bots

Ao adotar bots na estratégia comercial, as empresas conseguem atender os clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana. Os agentes virtuais são capazes de suprir uma parte interessante das necessidades dos consumidores, ajudando o time de vendas a ampliar a captação de leads, as conversões e também a retenção.

Outro canal que ajuda a manter a produtividade do time de vendas é o aplicativo móvel. A empresa pode criar o próprio ou adotar apps já desenvolvidos por companhias de tecnologia para essa função e personalizá-los. Por meio dos aplicativos, é possível disparar campanhas via push notification com informativos, eventos ou promoções de forma rápida e simples, impactando o seu cliente a todo instante.

Reunimos no artigo de hoje dicas de como ajudar o seu time de vendas a ser mais produtivo e a alcançar excelentes resultados dentro de um ambiente saudável de trabalho. Se você ainda não tem esses recursos tecnológicos como aliados da sua operação, clique aqui e agende um bate-papo sem compromisso com um de nossos consultores e descubra todas as vantagens oferecidas pelas soluções da GVP.

 

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