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Dicas para reter os seus clientes em 2018

· Atendimento,CRM

Conquistar novos clientes é um dos principais objetivos das empresas, independentemente do porte ou da área em que atuam. Mas, uma outra etapa importante para a ascensão de qualquer negócio é a retenção de clientes. Manter uma carteira de vendas ativa é um grande desafio nos dias de hoje, já que a concorrência é bastante ampla e a rotatividade de consumidores acaba sendo considerada normal por muitas empresas.

Entretanto, as companhias que seguem com uma clientela fiel conseguem se destacar perante a concorrência, pois elas têm os próprios consumidores como propagadores da marca.

Se você quer começar a reter mais clientes em sua empresa em 2018, não deixe de conferir as dicas a seguir que te ajudarão nesta importante missão.

Ofereça as melhores formas de relacionamento para o seu cliente

Para que os consumidores comprem da sua empresa e se tornem fieis, é imprescindível que eles tenham uma experiência positiva em todo o processo de compra. Se a loja é impecável e o atendimento presencial é de qualidade, mas o pós-venda é falho, a experiência final do cliente com a marca não será boa.

Por isso, as companhias que buscam reter clientes em 2018 precisam oferecer ao público as melhores formas de relacionamento, isto é, canais que realmente funcionam e que possam atender o consumidor com rapidez e assertividade.

Ficar esperando em filas de atendimento ou mesmo não conseguir acessar o chat online da empresa por conta da indisponibilidade são situações que podem comprometer qualquer processo de retenção.

Para acabar com esse problema em sua companhia, a dica é investir em ferramentas de atendimento que funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana, como os chats robotizados, e também em plataformas multicanal, que integram todos os canais de relacionamento utilizados pela empresa, evitando que o consumidor tenha que relatar todo o seu histórico sempre que contatar a companhia por um canal diferente.

Conhecer os consumidores é essencial para retê-los

Saber quem são e o que os clientes esperam da sua empresa é fundamental para projetar um processo de retenção. Hoje, essa tarefa ficou muito mais simples, pois com o apoio de softwares, como o CRM, é possível conhecer os seus clientes, organizá-los em grupos e traçar um relacionamento diferenciado com eles, oferecendo os produtos ou serviços adequados ao perfil no momento certo e utilizando os canais preferidos desse público.

O interessante é que boas plataformas de atendimento multicanal, como o IDEA CRM, desenvolvido pela GVP It Solutions, possibilitam a integração com outros sistemas, como CRM, ERP e e-commerce. Com isso, é mais fácil e prático seguir com as ações de relacionamento de maneira personalizada, ampliando as chances de retenção, pois todos os dados dos consumidores ficarão organizados em uma mesma plataforma, estando acessível a todos os operadores.

No artigo de hoje, mostramos algumas dicas de como reter os clientes da sua empresa em 2018. Se você quer dar esse upgrade na sua companhia, te convidamos para agendar um tour gratuito pelo software IDEA CRM e conhecer na prática todas as suas funcionalidades.

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