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Como humanizar as vendas pelo WhatsApp

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É cada vez mais comum ver empresas de diferentes portes utilizando o WhatsApp como um importante canal de vendas e atendimento aos clientes. A preferência do público pelo app cresce dia a dia, pois a interação mobile e instantânea tem tudo a ver com o perfil dos consumidores do século XXI.

De acordo com dados da pesquisa realizada pela Opinion Box, em parceria com o site de notícias Mobile Time, 99% das pessoas entrevistadas afirmaram que têm o WhatsApp instalado em seus smartphones. O levantamento também mostrou que 80% do público utiliza o app para se comunicar com marcas. Entre as principais finalidades para o uso do aplicativo estão: busca por informações (82%), suporte técnico (68%) e a compra de produtos e serviços (57%).

Diante de tamanha aceitação, o desafio das empresas é humanizar as vendas pelo WhatsApp, tornando o app um dos seus principais aliados. Para te ajudar nessa importante missão, reunimos a seguir algumas dicas que vão impulsionar os resultados comerciais do seu negócio. Confira!

Se aproxime do seu cliente com um atendimento humanizado

Por mais que o consumidor esteja contatando uma marca, ele espera encontrar em um canal como o WhatsApp um atendimento mais pessoal. Segundo a pesquisa realizada pela MessengerPeople, 95% dos usuários preferem que a interação no app seja feita em tom casual.

Por isso, para se aproximar do seu público e tornar o WhatsApp uma máquina de vendas é preciso investir na humanização do atendimento. Primeiro, deixe claro para o cliente que ele está falando com outra pessoa, pois isso contribui para que a comunicação flua melhor, principalmente em processos de vendas.

Não se esqueça de adotar uma linguagem simples e objetiva, afinal a rotina dos consumidores é cada vez mais corrida e eles priorizam empresas que são ágeis e transparentes. Busque descomplicar as informações mais complexas, como especificações técnicas, questões financeiras, entre outras.

Se fizer sentido para o seu público e estiver alinhado com o perfil da sua empresa, vale utilizar imagens, gifs e emojis para tornar a comunicação mais próxima e familiar para os clientes que estão super acostumados com esses recursos no WhatsApp.

Utilize as funcionalidades do WhatsApp para alavancar as suas vendas

Com uma interação mais dinâmica e bastante rápida, o WhatsApp é um excelente parceiro das empresas que buscam impulsionar as vendas. Além de promover um atendimento humanizado e personalizado conforme o perfil do seu público, é fundamental utilizar as funcionalidades disponibilizadas pelo app para ampliar as conversões.

Recentemente, o WhatsApp liberou um recurso para que os usuários encontrem, via GPS, os negócios que estão próximos a sua residência ou trabalho. Para aparecer nessas buscas, é preciso preencher o perfil da sua empresa no WhatsApp for Business, incluindo endereço e categoria. Essa é uma estratégia que ajudará a aumentar as vendas localmente, estreitando ainda mais o relacionamento da empresa com a comunidade.

Inserir no app o horário de atendimento do seu negócio e uma mensagem automática para os contatos iniciais são ações que tornam a interação mais prática para o cliente. Além disso, usar a ferramenta de catálogo online do WhatsApp é fundamental para que os consumidores tenham autonomia no processo de compras, pois eles podem pesquisar os preços, conferir as descrições e até colocar os itens de interesse no carrinho e só depois contatar o operador.

Gerencie de perto a sua operação

Para ter bons resultados de vendas e um atendimento realmente humanizado, é importante que os gestores consigam acompanhar a interação via WhatsApp. Por meio de boas plataformas de atendimento, a sua empresa consegue ter acesso ao histórico de todas as conversas, independentemente de quem tenha feito o atendimento. Essas soluções também possibilitam o gerenciamento das conversas em tempo real e disponibilizam relatórios personalizados da operação.

Você conferiu no artigo de hoje dicas para humanizar as vendas pelo WhatsApp. Aproveite e veja também em nosso blog o post que ensina a melhorar o atendimento em seu e-commerce.

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