De olho no varejo: como construir um relacionamento de sucesso com os clientes?

Investir em um CRM

Tabela de Conteúdo

Ter um bom relacionamento com os clientes é a parte mais importante para as empresas que buscam se manter ativas e competitivas no mercado. No varejo, a conquista desse objetivo reúne alguns pontos estratégicos, como equipe de excelência, soft skills (habilidades comportamentais relacionadas a maneira como o profissional lida com o outro e consigo mesmo em diferentes situações) e ferramentas de qualidade para marketing e gestão. 

Quando todos esses pontos são reunidos e gerenciados de forma correta, o cliente é colocado no centro de todas as ações, garantindo uma abordagem mais personalizada, ágil e com um poder de conversão realmente diferenciado.

No varejo, esse relacionamento precisa ser bem estruturado para alcançar o sucesso, pois para cada etapa o cliente tem expectativas e necessidades diferenciadas. A seguir, vamos mostrar como boas ferramentas focadas na atuação omnichannel podem apoiar os varejistas.

Pré-venda e captação

A pré-venda é basicamente quando o público descobre que há o lançamento de um serviço ou produto. É também nesse momento que os varejistas conseguem captar mais leads. Mas, para ter sucesso nesse processo da jornada é preciso aplicar algumas ações estratégicas e usar canais que despertam o interesse dos clientes, como: envio de informações via WhatsApp, compartilhamento de conteúdos nas redes sociais, divulgação da folheteria digital, uso de bots para a captação de leads e envio de cupons de compra para atrair mais clientes.

Pesquisa de produtos e serviços

Ainda explorando o uso das redes sociais no relacionamento entre clientes e empresas, é importante ressaltar que o varejista pode extrair desses canais dados valiosos que possibilitam um conhecimento mais profundo dos consumidores, identificando suas necessidades e preferências. Entender essa jornada de pesquisa nos meios online vai além das redes sociais, pois outros canais precisam fazer parte desse processo, como:

  • Google Meu Negócio
  • Bots de produtos
  • Dúvidas frequentes (FAQ)
  • Busca de e-commerce
  • CRM Digital

Compra

Nessa fase, a marca já foi divulgada e as primeiras boas impressões passadas ao cliente, então chegou a hora de decidir se o consumidor vai ou não efetivar a compra. Sai na frente quem ofertar seu produto de maneira fácil e ágil na hora da decisão. Nesse caso, o varejista que trabalha com ferramentas como WhatsApp de ofertas, bot clique e retire, bots de atendimento, ofertas nas redes sociais, serviço de tracking de pedido e integração do e-commerce com aplicativos móveis consegue ampliar consideravelmente as suas oportunidades de conversão.

Pós-venda

A saga da construção do relacionamento de sucesso com os clientes continua, afinal a interação não termina após a conclusão da compra. Além de entregar o prometido, o varejista precisa reter seus clientes e mostrar para futuros leads a satisfação do seu público. Esteja sempre pronto para esclarecer dúvidas dos seus clientes no pós-venda em todos os canais, ofereça comunicações personalizadas para que ele volte a fazer negócios com a sua empresa e, claro, disponibilize vantagens exclusivas que certamente ajudarão na retenção.

Hoje, mostramos algumas dicas de como construir um relacionamento de sucesso com os clientes no varejo, utilizando canais e estratégias focadas na experiência dos consumidores. Que tal conhecer agora as melhores soluções digitais do mercado para fortalecer o seu negócio? Clique aqui e agende um bate-papo sem compromisso com um de nossos consultores especializados. 

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Posts Relacionados