Voltar ao site

Conheça as piores práticas de atendimento e saiba como ficar longe delas

· Atendimento,Clientes

Agradar os consumidores em todas as fases da interação com a empresa é um dos principais objetivos das marcas nos dias de hoje. Porém, o caminho até alcançar essa meta não é tão fácil. De acordo com dados divulgados pela NewMediaVoice’s, 75 bilhões de dólares já foram perdidos por conta de um atendimento ruim realizado pelas empresas.

Para evitar que a sua companhia tenha prejuízos e acabe afastando os clientes, é fundamental conhecer as piores práticas de atendimento e saber como ficar longe delas no dia a dia.

Na sequência deste artigo, reunimos as situações que mais incomodam os clientes atualmente e que tornam a experiência deles bastante negativa. Confira!

Dificuldade para contatar a empresa

A ideia de que quanto mais difícil for contatar a empresa, menores serão os problemas apresentados pelos clientes é totalmente equivocada. Criar dificuldades para o consumidor interagir com a sua marca, por exemplo, reduzindo o número de canais de interação, é uma das piores práticas de atendimento adotadas pelas empresas.

Hoje, a diversidade de canais de atendimento e a facilidade para acessá-los são aspectos muito valorizados pelos clientes, podendo ser até um ponto decisivo para ele fazer negócio ou não com a sua companhia. Por isso, não se esconda, seja multicanal.

Ficar na defensiva e ser pouco assertivo

Outra prática ruim que algumas empresas adotam em relação ao atendimento é ficar na defensiva e dificultar a resolução das demandas. Muitas vezes, isso acontece quando a companhia recebe uma reclamação ou um problema, mas acredita que não é responsável por essa ocorrência.

Daí, toda a interação com o cliente é baseada em processos burocráticos e demorados, que são pouco assertivos e atrapalham tanto os consumidores quanto os operadores. Essa atitude deve ser evitada, a dica é sempre ouvir o cliente e levantar formas de resolver de maneira rápida a sua demanda.

Culpar o consumidor ou “enrolá-lo” por muito tempo compromete a imagem da empresa no mercado e perante o seu público. Esteja pronto para auxiliar os consumidores e seja claro e objetivo. Mesmo que o problema esteja do lado do consumidor, tente oferecer a ele uma solução ou mostrar outros caminhos. A empatia gerada certamente irá encantar o seu cliente.

Não encarar o atendimento como um diferencial competitivo

Para completar a lista, vamos apresentar mais uma das piores práticas de atendimento, que é encará-lo como um serviço qualquer, sem enxergar o seu potencial estratégico. Diante de consumidores cada vez mais exigentes, é preciso que as marcas ofereçam algo a mais, não basta ter um bom preço ou facilitar as formas de pagamento de um produto ou serviço.

É fundamental ir além, proporcionando um atendimento que supere as expectativas dos clientes. Promova uma interação cordial, rápida, assertiva e multicanal, você perceberá que a satisfação dos consumidores será muito maior.

Reunimos no artigo de hoje as piores práticas de atendimento que a sua empresa deve evitar e também apresentamos dicas de como ficar longe dessas atitudes prejudiciais. Para continuar por dentro dos assuntos relacionados ao atendimento ao cliente, acompanhe as próximas postagens do nosso blog.

Todos os Posts
×

Quase pronto…

Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!

OK