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Conheça as fases da jornada de relacionamento com o cliente

· Relacionamento,Clientes

Atrair e reter consumidores é uma das tarefas mais difíceis para as empresas nos dias de hoje. Por isso, muitos profissionais do setor corporativo têm estudado estratégias que ajudam a entender a jornada do cliente para, assim, aplicar ações que impulsionam a experiência dele com a marca.

Hoje, temos dois processos diferentes, mas com nomes parecidos. A jornada de compra do cliente tem a ver com toda a trajetória que um consumidor costuma percorrer até efetivar uma compra, já a  jornada de relacionamento com o cliente começa no pós-venda e tem como foco proporcionar uma experiência positiva que ajude a reter esse consumidor.

A seguir, vamos abordar com mais detalhes as etapas da jornada de relacionamento com o cliente e também apresentar as ações que ajudam a tornar esse processo ainda mais positivo para o seu negócio.

O início das jornadas

Como mencionado acima, temos dois tipos de jornadas diferentes que analisam o comportamento do consumidor e ajudam a criar estratégias que possam atrai-lo para a sua empresa e também retê-lo.

A jornada de relacionamento com o cliente só pode começar quando a jornada de compra for concluída com sucesso. As etapas dessa fase inicial são:

  • Aprendizado e descoberta;
  • Consideração da solução;
  • Decisão de compra.

Para cada uma dessas etapas, as empresas precisam aplicar ações que levem o consumidor a avançar de estágio. As marcas costumam utilizar conteúdos e materiais ricos que despertam o interesse do público e esclarecem as suas principais dúvidas. O conhecimento tem sido uma das principais ferramentas utilizadas para a conversão de leads.

Com a jornada de compra concluída com êxito, é possível começar a estruturar a jornada de relacionamento com o cliente, focando na experiência do pós-venda.

Saiba como sua empresa deve atuar na jornada de relacionamento com o cliente

Ao comprar da sua empresa, o consumidor mostra que confia em seu negócio, mas isso não é garantia para que ele volte a consumir os seus produtos ou serviços. Para reter o cliente, é preciso manter uma imagem positiva e utilizar estratégias que possam encantá-lo.

Durante a jornada de relacionamento com o cliente é possível despertar nos consumidores a necessidade ou interesse em voltar a fazer negócio com a sua empresa. Para isso, é importante focar em um atendimento rápido e de qualidade, verificar a satisfação dos clientes e se manter disponível para esclarecer dúvidas e resolver qualquer tipo de problema.

Com um suporte eficaz no pós-venda, a jornada de relacionamento com o cliente se tornará a grande aliada das empresas no processo de fidelização dos consumidores. Se você gostou das informações e está em busca de ferramentas para gerenciar as jornadas dos seus clientes, entre em contato com a nossa equipe de especialistas e saiba como a plataforma de atendimento multicanal da GVP pode te ajudar.

Para continuar por dentro das novidades do setor de atendimento, não deixe de acompanhar as próximas postagens do nosso blog!

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