· Gestão,Tecnologia

Como utilizar a análise preditiva no setor de TI?

Seja qual for a área de atuação e porte da sua empresa, certamente um dos principais objetivos é destacar a marca no mercado, fator essencial para a conquista de resultados positivos em termos de vendas, aquisição e fidelização de clientes.

Mas, a trajetória até chegar a esse nível envolve uma série de pontos importantes. Para conseguir ficar um passo à frente da concorrência é fundamental prever algumas situações e se posicionar de forma antecipada. Para isso acontecer na prática, uma das estratégias mais eficazes que as empresas podem e devem utilizar é a análise preditiva no setor de TI.

Se o seu negócio ainda não utiliza esse recurso no gerenciamento de dados e na tomada de decisões, confira na sequência deste artigo as principais vantagens de ter uma boa análise preditiva em TI em sua companhia.

Saiba o que é a análise preditiva no setor de TI

Antes de apresentarmos as vantagens de utilizar a análise preditiva em TI, vamos explicar o que é e como essa tecnologia funciona dentro das empresas. De forma resumida, a análise preditiva representa uma ou mais ferramentas que examinam um grande volume de informações do negócio.

Através de boas técnicas de mineração de dados, Big Data, Machine Learning, Inteligência Artificial, algoritmos de cálculos estatísticos e probabilidades, é possível chegar a resultados assertivos sobre o processamento de diversas informações. Com base nesses retornos, a companhia conseguirá fazer estimativas precisas sobre diversas áreas e assuntos, tendo um importante apoio para a tomada de decisões.

Veja como começar essa análise em seu negócio

Agora que você já sabe qual o papel da análise preditiva no setor de TI, vamos mostrar como incluir essa estratégia no dia a dia do seu negócio.

Definição da equipe

Como acontece na aplicação de outros processos corporativos, a participação e a formação de uma boa equipe também é fundamental para a análise preditiva no setor de TI obter resultados satisfatórios. É interessante que os profissionais envolvidos nessa atividade estejam conectados aos seguintes temas:

  • Problemas do negócio;
  • Modelo preditivo;
  • Planejamento da empresa a curto, médio e longo prazo;
  • Análise de dados;
  • Banco de dados da companhia.

Análise dos problemas internos

Outra etapa fundamental para o sucesso da análise preditiva no setor de TI tem a ver com a identificação dos problemas internos da empresa. Um estudo das dificuldades enfrentadas no dia a dia da companhia ajudará a saber quais dados devem ser coletados para o processamento e análise alcançar resultados significativos.

Escolha das ferramentas

Um passo essencial para a utilização da análise preditiva no setor de TI é a escolha das ferramentas que irão atuar de forma estratégica nesse processo de coleta e administração de dados. Hoje, há excelentes opções de ferramentas que, além de desempenhar serviços de extrema qualidade, auxiliam na captação e análise de informações estratégicas, por exemplo, plataforma omnichannel, agentes virtuais baseados em Machine Learning e Inteligência Artificial e CRM Digital.

Apresentamos no artigo de hoje dicas de como utilizar a análise preditiva no setor de TI da sua empresa. Se você quer ter as melhores ferramentas como aliadas do seu negócio nesse processo, fale com um de nossos especialistas e conheça todos os recursos disponíveis nas plataformas da GVP.

Todos os Posts
×

Quase pronto…

Acabámos de lhe enviar um email. Por favor, clique no link no email para confirmar sua subscrição!

OK