Como usar os feedbacks de clientes para melhorar o atendimento?

Oferecer aos clientes um atendimento de excelência está entre as prioridades de boa parte das empresas. Com um público cada vez mais exigente e em busca de experiências excepcionais, as marcas precisam estar preparadas para interagir com qualidade em todas as fases da

Mesmo sabendo da importância de melhorar o atendimento, muitas empresas encontram barreiras ao projetar mudanças nesse setor. Muitas vezes, altos investimentos são feitos e o retorno acaba ficando longe da tão esperada satisfação dos clientes. Essa situação pode acontecer por vários fatores, como falta de planejamento, ferramentas que não garantem um bom desempenho para a sua operação e, principalmente, pela falta de feedbacks dos consumidores.

Não ouvir o seu cliente e nem conhecer a opinião dele sobre o seu produto ou serviço é algo que pode comprometer o atendimento e até mesmo outras áreas da companhia. Por meio dos feedbacks é possível entender o que está agradando o seu público, o que precisa melhorar e o que deve deixar de ser feito o mais rápido possível.

Se você ainda não utiliza os feedbacks como aliados da sua estratégia de atendimento, confira na sequência deste artigo algumas dicas que irão te ajudar a aprimorar o relacionamento da sua empresa e turbinar a satisfação dos clientes.

Não tenha medo, ouça os seus clientes

Ainda é comum muitos empreendedores não buscarem feedbacks dos clientes por medo de ouvir críticas e reclamações. Mas, se esse é o sentimento do seu público, o melhor a fazer é entender os motivos e buscar melhorias, pois assim será possível resolver os impasses e de fato melhorar o atendimento do seu negócio.

Por isso, o primeiro passo para transformar o relacionamento da sua empresa é não ter medo de ouvir os clientes. Envie pesquisas de satisfação, converse com o seu consumidor e busque compreender o que ele mais gosta, o que deseja ter e o que não lhe agrada em seu atendimento. Só com essas informações é que você irá saber o real desempenho da sua interação com os clientes.

Vantagens de obter os feedbacks dos consumidores

Como vimos, ao ter feedbacks dos clientes a sua empresa conseguirá ter uma visão clara do que é preciso melhorar no atendimento e, assim, traçar estratégias focadas nessas melhorias. Mas, há muitas outras vantagens ao analisar os feedbacks e traçar planos de ação baseados nesses retornos, como listamos abaixo:

● Redução significativa dos custos direcionados para a aquisição de novos clientes. De acordo com Philip Kotler, conquistar novos consumidores custa em média de 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes;

● Ampliação da taxa de fidelização por ter o atendimento como um diferencial competitivo do negócio;

● Ajustes focados em melhorias em todos os processos da empresa, inclusive na aquisição de novos canais de atendimento que estejam alinhados com as atuais necessidades dos consumidores;

● Os clientes se sentem valorizados, pois a companhia ouve sua opinião e busca formas de melhorar a sua experiência.

Esses pontos apresentados acima são alcançados quando a empresa abre suas portas para ouvir os clientes tanto para elogios quanto para críticas. É uma troca que proporciona benefícios para todos e que estreita ainda mais o relacionamento entre consumidor e marca, um ganho bastante relevante em tempos de concorrência acirrada.

No artigo de hoje, mostramos algumas formas de usar os feedbacks dos clientes para melhorar o atendimento da sua operação. Aproveite e confira também em nosso blog o post que ensina a melhorar o atendimento em datas comemorativas.

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