Logo GVP Digital

Como sei que minha empresa precisa de uma solução omnichannel?

Tabela de Conteúdo

Para se manterem ativas e competitivas no mercado, as empresas de todos os segmentos e portes precisam estar atentas às estratégias que ajudam a melhorar a experiência dos clientes com a marca desde a primeira interação até o pós-venda.

Atualmente, existem diversos recursos que auxiliam as empresas na busca por esse objetivo. A solução omnichannel, por exemplo, vem sendo cada vez mais adotada pelas companhias que precisam transformar a área de relacionamento, trabalhando com o que há de mais inovador no mercado da tecnologia.

Se você não sabe se a sua empresa precisa ou não de uma solução omnichannel, te convidamos para conferir na sequência deste artigo algumas situações que mostram que chegou a hora de iniciar uma reformulação em seu negócio.

Atendimento lento e ineficaz

Em um mundo conectado no qual milhares de informações são compartilhadas a cada segundo, é difícil imaginar que um cliente fique esperando pelo retorno de uma empresa por vários minutos, horas e dias. Quando a companhia oferece um atendimento lento e pouco eficaz, as chances do consumidor mudar para a concorrência são maiores.

Se as métricas de atendimento da sua operação estão caindo dia após a dia, tornando a interação com os clientes ainda mais demorada e inconclusiva, esse é um dos sinais de que chegou a hora da sua empresa investir em uma boa solução omnichannel.

Falta de integração dos canais

Há companhias que acreditam que a variedade de canais de atendimento é o suficiente para agradar o seu público. Mas, é preciso lembrar que esses meios de comunicação precisam estar integrados, garantindo que uma interação iniciada via e-mail, por exemplo, possa ser concluída por telefone ou redes sociais sem que isso atrapalhe a experiência do cliente.

Caso a sua empresa trabalhe com diversos canais de atendimento, mas eles atuam de forma avulsa, fazendo com que o cliente tenha que relatar todo o seu histórico a cada nova interação, fique atento, pois esse é um importante indicador de que sua companhia precisa urgente de uma solução omnichannel.

Clientes insatisfeitos com a área de relacionamento

Uma das situações mais preocupantes para uma central de atendimento é quando o volume de reclamações do serviço não para de crescer. Há muitos pontos que geram insatisfação nos clientes, como demora, falta de clareza, repasses de um departamento para o outro, despreparo dos operadores, dificuldades para contatar a marca e falta de integração entre as áreas da empresa.

Faça uma análise dos índices de reclamação da sua empresa nos últimos meses. Caso os seus clientes estejam insatisfeitos com o relacionamento estabelecido, considere adotar uma solução omnichannel.

Gestores com dificuldades para tomar decisões estratégicas

A tomada de decisão é um dos processos mais importantes para o desenvolvimento dos negócios. Por isso, é fundamental que os gestores tenham acesso a informações claras e reais sobre a operação, assim é possível pautar as decisões com base em dados estratégicos.

Se a sua empresa não disponibiliza aos gestores relatórios e gráficos em tempo real sobre a área de relacionamento com o consumidor, esse também é um sinal de que o seu negócio precisa o quanto antes de uma boa solução omnichannel.

Mas, afinal, o que uma solução omnichannel oferece?

Depois de conhecer alguns dos pontos que mostram que chegou a hora da sua empresa adotar uma solução omnichannel, você deve estar pensando no que essa plataforma oferece para as companhias.

Bom, de uma forma resumida podemos dizer que uma solução omnichannel de qualidade permite que a empresa integre os canais de relacionamento, como e-mail, telefone, chatbot e redes sociais, com os melhores recursos de inteligência artificial, contemplando também a junção do front de atendimento com o time de backoffice. Essa integração é fundamental para que a experiência do consumidor seja positiva.

Confira, abaixo, mais benefícios oferecidos por uma boa solução omnichannel:

  • Personalização do atendimento graças ao histórico do cliente armazenado em uma única plataforma;
  • Resolução rápida e assertiva de tickets, aprimorando a experiência do cliente com a empresa;
  • Adoção de canais de atendimento automatizados, como bots e chatbots, que permanecem ativos 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Gerenciamento da operação em tempo real com acesso a gráficos e relatórios atualizados.

Se a sua empresa precisa iniciar essa transformação na área de atendimento, entre em contato com a nossa equipe e conheça todos os benefícios oferecidos pela Plataforma Omnichannel da GVP.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Posts Relacionados