Nos últimos anos, a Black Friday se tornou uma das principais datas comerciais do Brasil. Mesmo em um período de retomada econômica, as expectativas são positivas e animam os comerciantes. De acordo com a pesquisa divulgada pelo Méliuz, 71% dos usuários entrevistados pretendem realizar alguma compra na Black Friday 2021. Neste ano, ao contrário de 2020, mais da metade dos participantes declarou que espera comprar itens de desejo e não de necessidade.

Para aproveitar as oportunidades, as empresas precisam se preparar para a Black Friday. Em meio a tanta concorrência, não basta oferecer um bom desconto, é preciso garantir uma experiência de qualidade para o consumidor em todas as fases da jornada de compra. Esse é um ponto importante, pois será através dessa experiência que as empresas conseguem de fato reter os clientes durante e após a data. 

Se a sua companhia tem falhado nos últimos anos justamente na retenção dos consumidores que procuram seu negócio na Black Friday, confira a seguir algumas dicas que irão te ajudar a mudar esse cenário em 2021.

Faça do atendimento e do suporte os diferenciais da sua empresa

Sabemos que os consumidores buscam por bons descontos na Black Friday. Na verdade, eles esperam encontrar preços que não são disponibilizados em outros períodos do ano. Então as marcas que oferecem boas ações promocionais já conseguem atrair e reter o maior número possível de clientes?

Não é bem assim que funciona. A Black Friday é uma data comercial diferente, pois envolve agilidade e busca por interações realmente seguras. Por isso, empresas que oferecem um atendimento de qualidade e um suporte completo saem na frente no processo de atração e retenção dos clientes.


Abaixo, selecionamos alguns passos que são fundamentais para tornar essas duas frentes os diferenciais do seu negócio:

  • Automatize os processos corriqueiros da sua operação e permita que o time de atendimento e suporte tenha tempo para seguir com todas as demandas da Black Friday de forma assertiva.
  • Para dúvidas rápidas e que surgem no momento de pesquisa ou compra, os chatbots são ótimos aliados e conseguem atender prontamente os clientes em seu e-commerce.
  • Prepare a equipe para os principais desafios da Black Friday. Depois de alguns anos, já é possível entender quais são os impasses que os seus clientes enfrentam.
  • Pense em estratégias que possam encantar os consumidores durante toda a Black Friday.
  • Ofereça um pós-venda completo para reter os consumidores após a data, mantendo um bom relacionamento durante todo o ano.

Operação omnichannel ajuda a reter os clientes na Black Friday

Ser uma empresa omnichannel já é um requisito importante para as marcas que buscam se destacar no mercado atual. Mas na Black Friday essa característica se torna ainda mais essencial. Além de manter todos os canais de comunicação integrados, oferecendo um atendimento de excelência, a estratégia omnichannel permite que os consumidores tenham acesso a um serviço que vem ganhando bastante espaço nas operações, que é a integração da loja virtual com a loja física.

Ao ser omnichannel, a companhia pode disponibilizar durante a Black Friday a opção de compra online, mais prática e confortável para os clientes, e retirada dos produtos de maneira presencial, o que agrada bastante os consumidores que não querem ficar esperando o prazo de entrega ou que preferem não ter custos adicionais com frete.

Apresentamos no artigo de hoje dicas de como reter os clientes durante a Black Friday. Aproveite que ainda dá tempo de aprimorar a sua operação de atendimento e conheça as soluções exclusivas projetadas pela GVP.

Ofereça atendimento ao cliente personalizado e sem esforço.

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