Logo GVP Digital

Como otimizar a gestão de TI na minha empresa?

Tabela de Conteúdo

Uma das áreas que vem ganhando destaque dentro das empresas nos últimos anos é a de Tecnologia da Informação. Com o avanço da transformação digital em companhias de todos os segmentos e portes, ter uma boa gestão de TI se tornou algo essencial para as marcas que buscam se consolidar no mercado e conquistar bons resultados.

Apesar de tamanha importância, uma das principais dificuldades das empresas atualmente é otimizar a gestão de TI, permitindo que essa área tenha uma atuação estratégica. Se esse problema faz parte das preocupações do seu negócio, te convidamos para conferir na sequência deste artigo dicas que te ajudarão a mudar esse cenário. Confira!

1º passo – Entenda o que é gestão de TI

Antes de começar a elaborar as estratégias para otimizar a gestão de TI é preciso, primeiro, entender qual o papel desse setor dentro das empresas. De uma forma simples, a área de TI é responsável pelo manejo da tecnologia, garantindo uma administração eficaz dos dados e sistemas utilizados pela companhia.

Sendo assim, todas as atividades, soluções e recursos tecnológicos que fazem parte do seu negócio entram no escopo da gestão de TI, que tem como foco aprimorar o processo de armazenagem e acesso às informações, facilitando a rotina da equipe e aumentando a produtividade da empresa.

2º passo – Faça uma análise da sua atual estrutura

Para iniciar um processo focado na otimização da gestão de TI em sua empresa é essencial levar em consideração a sua atual estrutura. É fundamental avaliar as atividades executadas pelos colaboradores e os sistemas que são utilizados na rotina da companhia.

Por meio dessa análise, é possível traçar um cenário dos recursos financeiros, humanos e tecnológicos que estão disponíveis na empresa em cada setor. Além disso, esse estudo da situação atual da gestão de TI é importante para identificar as integrações que estão desempenhando um papel positivo na empresa, bem como os pontos a melhorar e os gargalos que acabam atrasando os processos internos.

3º passo – Liste as melhorias que vão otimizar a sua gestão de TI

Depois de realizar uma análise completa do trabalho da TI em sua empresa, o próximo passo é listar as melhorias que vão de fato otimizar esse setor, proporcionando ganhos significativos para o seu negócio.

Para ser assertivo nesta listagem, é fundamental focar nas atividades, sistemas e tecnologias que irão ajudar a elevar o desempenho das áreas ao mesmo tempo em que são reduzidos custos e eliminados processos demorados ou repetitivos.

4º passo – Utilize soluções tecnológicas que atuam em prol da sua empresa

Uma gestão de TI de qualidade envolve bons profissionais e soluções tecnológicas capazes de transformar toda a operação. Por isso, uma das etapas de maior relevância nesse processo é a escolha das plataformas que serão utilizadas no dia a dia da empresa.

Por exemplo, ao adotar uma solução omnichannel de excelência a companhia consegue integrar os canais de relacionamento, como e-mail, telefone, chatbot e redes sociais, com os melhores recursos de inteligência artificial, contemplando também a junção do front de atendimento com o time de backoffice.

As vantagens de ter uma solução omnichannel como aliada da gestão de TI não param por aí, pois esse recurso disponibiliza uma série de outros benefícios, como:

  • Personalização do atendimento graças ao histórico do cliente armazenado em uma única plataforma.
  • Resolução de tickets muito mais rápida e de maneira assertiva, aprimorando a experiência do consumidor com a empresa.
  • Maior disponibilidade do atendimento com a adoção de canais automatizados, como bots e chatbots, ativos 24 horas por dia, 7 dias por semana. Tudo isso sem perder a eficácia e o poder de resolução.
  • Gerenciamento em tempo real de toda a operação por meio de gráficos e relatórios atualizados.

Apresentamos no artigo de hoje dicas de como otimizar a gestão de TI na sua empresa. Se você gostou e quer ter em sua companhia soluções tecnológicas de qualidade, clique aqui e converse com um de nossos consultores, que irá te apresentar as plataformas de excelência da GVP.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Posts Relacionados