Logo GVP Digital

Como os softwares de gestão de clientes ampliam as vendas?

Tabela de Conteúdo

Com o atual cenário econômico do país, a missão de conquistar novos clientes se tornou ainda mais complexa. Seja pelo fato dos consumidores pensarem muito antes de adquirirem um produto ou serviço ou por conta dos cortes de custos dentro das empresas para que elas se mantenham competitivas neste período de recessão.

Neste segundo ponto, nos referimos ao alto custo que prospectar um novo cliente traz para as companhias. Estima-se que manter um cliente fiel pode ser até cinco vezes mais barato do que conquistar um novo.

Por isso, em tempos de instabilidade financeira, a melhor estratégia para impulsionar os negócios é expandir as vendas dentro da sua própria base de clientes. Mas, para conseguir manter um bom relacionamento com os clientes atuais, é necessário ter uma gestão eficiente de todos os processos que envolvem a interação do consumidor com a marca.

Diante dessa realidade, os softwares de gestão de clientes se tornaram imprescindíveis para as companhias que buscam impulsionar as vendas com a base atual. A seguir, vamos mostrar como essas ferramentas ajudam as companhias a conquistarem esse objetivo. Confira!

Centralização das informações dos clientes

Quando pensamos em interação do consumidor com a empresa, a associação com o setor de atendimento ao cliente surge de imediato. Tanto o SAC quanto o call center ativo são responsáveis por selar uma relação com os clientes para vendas, pós-vendas e situações de dúvidas, reclamações ou elogios.

Por terem em seu escopo de trabalho essa importante ação, é imprescindível que os colaboradores de call center ativo e SAC tenham acesso a uma plataforma de gerenciamento de clientes.

Essas ferramentas fazem a organização e a centralização das informações em único sistema, tornando possível a inserção de diversos dados dos consumidores, como contato, preferências, perfil e índices demográficos. Esses dados são obtidos durante o processo de interação do cliente com a empresa e são fundamentais para uma futura abordagem de vendas.

Ao centralizar as informações dos consumidores, as empresas conseguem tomar decisões mais assertivas também no processo de vendas, pois elas são baseadas em perfis reais dos clientes.

Expansão das vendas
Como abordado anteriormente, um dos principais objetivos em tempos de crise é o de aumentar as vendas. Os softwares de gestão de clientes são bastante importantes para a conquista dessa meta, ainda mais quando o foco é atingir os clientes que já fazem parte da base da empresa.

A efetividade dessas plataformas para o aumento das vendas se dá pelo fato delas disponibilizarem para as equipes de frente uma página personalizada para cada cliente, com todas as informações necessárias para auxiliar o trabalho de vendas.

Neste local, é possível conhecer o perfil do cliente e projetar estratégias para abordá-lo de maneira personalizada. Com os dados organizados nestas plataformas, tanto o call center ativo quanto o SAC conseguem analisar quais as ações estão gerando resultados positivos e quais devem ser melhoradas.

Gerenciamento das métricas
Assim como em outros processos empresariais, o acompanhamento das métricas nos call center ativos e no SAC é essencial para que seja analisado o desempenho desses departamentos em relação as vendas da companhia.

Mesmo que o SAC não tenha a função de vender produtos ou serviços, ele possui o importante papel de oferecer todo o respaldo que o cliente necessita antes, durante e após uma compra. Sendo assim, quando a atuação do SAC é positiva, o trabalho do call center ativo de vendas flui melhor, principalmente quando o relacionamento é traçado com consumidores antigos.

Os softwares de gestão de clientes também auxiliam as corporações nesse sentido, pois disponibilizam um funil de vendas que aponta quantos clientes voltaram a fazer negócio com a empresa e quantos não tiveram interesse.

Gostou das dicas? Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o tema, deixe a sua pergunta nos comentários que responderemos em breve. Para continuar por dentro das novidades da área de atendimento ao cliente, vendas e marketing, acompanhe as próximas postagens do nosso blog!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados