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Como o autoatendimento pode aprimorar a interação da sua empresa com os clientes?

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A área de atendimento ao cliente vem passando por mudanças bastante significativas, movidas principalmente pelos avanços tecnológicos e pelo novo perfil do consumidor. Por conta disso, as empresas de diferentes segmentos e portes começaram a investir em novos canais que possam melhorar a comunicação das marcas com os clientes.

Segundo estudo realizado pela Gartner, companhia que desenvolve tecnologias relacionadas a introspecção dos consumidores, 85% dos atendimentos serão realizados por meio dos canais virtuais até 2020. Por isso, a procura por canais de autoatendimento vem crescendo bastante nos últimos anos. Os segmentos de saúde e alimentação foram os pioneiros, porém a busca pelo autoatendimento já é realidade em diversas áreas.

Se a sua companhia ainda não investe nesta solução, te convidamos para conferir na sequência deste artigo como o autoatendimento pode aprimorar a interação da sua empresa com os clientes. Não perca!

Autoatendimento: a praticidade que o seu cliente valoriza

Como abordado no início, a área de atendimento ao cliente está passando por transformações importantes, motivadas em boa parte dos casos pela tecnologia e pelos novos comportamentos dos consumidores. Hoje, os clientes têm uma rotina bastante agitada e, por isso, querem utilizar a tecnologia como aliada para otimizar tarefas do dia a dia.

Por isso, o autoatendimento é uma solução tão valiosa para esse público. Quando projetado de forma estratégica, o serviço de autoatendimento permite que os clientes solucionem suas demandas em poucos minutos, sem a necessidade da intervenção de um operador humano.

Assim, independentemente do horário ou local, o consumidor poderá interagir com a sua empresa, de forma prática, segura e com um excelente custo-benefício para as companhias.

Conheça uma das melhores soluções de autoatendimento do mercado

Vimos que o autoatendimento agrada bastante os clientes, pois une agilidade, praticidade e segurança. Mas, as empresas também terão ganhos importantes caso optem por uma boa solução. Por exemplo, há plataformas de atendimento multicanal que oferecem para as companhias o módulo FAQ. Essa é uma opção de autoatendimento eficaz e acessível, que irá oferecer ao cliente mais comodidade para esclarecer suas dúvidas.

A implantação do módulo FAQ levará a uma redução significativa do fluxo de chamadas na central com solicitações comuns e básicas, deixando a operação disponível para se especializar em assunto delicados, complexos ou mais críticos.

Por meio do FAQ, a companhia reunirá online e de forma organizada as respostas para as perguntas mais frequentes, que podem ser acessadas rapidamente pelos clientes. Além disso, essa base de conhecimento também pode ser utilizada como fonte de informação para uso interno dos operadores.

Você conheceu no artigo de hoje a importância do autoatendimento para o sucesso da interação das empresas com os clientes. Se você ficou interessado pelo módulo de FAQ oferecido por boas plataformas de atendimento multicanal, entre em contato conosco e conheça todas as funcionalidades disponíveis na Plataforma GVP , desenvolvido pela GVP Solutions.

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