A segurança de dados sempre foi uma preocupação presente nas empresas. Entretanto, com o volume cada vez maior de informações sendo registradas e compartilhadas diariamente, o que era um ponto de atenção acabou se tornando uma das prioridades das marcas.

Com a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados, em agosto de 2020, gerenciar com eficiência e segurança as informações dos clientes se transformou em uma obrigação de todas as companhias. O objetivo da lei é proteger os dados dos cidadãos brasileiros, abrangendo informações de pessoas físicas independentemente do formato, seja digital ou em papel.

Na sequência deste artigo, vamos mostrar como as empresas podem começar a gerenciar com eficiência e segurança os dados dos clientes, utilizando as informações de forma estratégica e seguindo todas as indicações da LGPD. Confira!

Experiência do cliente: a importância do bom gerenciamento de dados

Como falamos aqui no blog com frequência, a experiência do cliente tem sido um dos principais focos das empresas nos últimos anos. Para atrair e reter um número cada vez maior de consumidores, as marcas investem em abordagens personalizadas, atendimento de qualidade e na antecipação da necessidade do cliente.

Mas, isso só é possível quando a companhia possui informações sobre o perfil, preferências e expectativas dos consumidores. Então, além dos dados pessoais, há também registros que ajudam a compor a identidade do cliente. Deste modo, as empresas têm, nos dias de hoje, diversas informações sobre seus consumidores e prospects que precisam ser gerenciadas com eficiência e segurança.

O primeiro passo para garantir que os dados dos clientes fiquem seguros e possam ser trabalhados de forma efetiva tem a ver com a adoção de boas plataformas. Ao ter um sistema de excelência e focado na segurança dos dados, as companhias conseguem projetar suas campanhas e ações diárias voltadas para a experiência dos clientes.

Por meio de uma plataforma omnichannel integrada com os melhores recursos de inteligência artificial, é possível reunir todos os canais de atendimento da empresa e gerenciar todas as informações dos clientes em um só lugar, com segurança e comodidade. Com uma solução omnichannel, as companhias conseguem focar na experiência do cliente sem deixar a proteção de dados de lado.

Práticas que ajudam a gerenciar com eficiência e segurança os dados dos clientes

Vimos no tópico acima que uma plataforma omnichannel pode ser sua grande aliada para gerenciar com eficiência e segurança os dados dos clientes. Mas, é importante reforçar que há boas práticas que também auxiliam e muito as empresas nesse processo.

Abaixo, listamos alguns comportamentos que ajudam a manter os dados dos clientes seguros, sem comprometer o seu relacionamento com o público:

  • Garantir a segurança dos dados armazenados em sua companhia deve ser prioridade, não deixe em segundo plano uma tarefa que pode lhe trazer grandes problemas no futuro.
  • Tenha definido de forma clara quais colaboradores podem ter acesso a cada tipo de dado. Esse direcionamento é essencial para evitar que informações confidenciais sejam compartilhadas por muitas pessoas.
  • Lembre-se de realizar backups contínuos.
  • A atualização dos dados dos clientes também precisa acontecer de forma frequente.
  • Trabalhe com bons sistemas de gestão de dados.
  • Utilize a inteligência artificial como aliada na gestão de dados delicados/confidenciais.

No artigo de hoje, apresentamos algumas dicas de como gerenciar com eficiência e segurança os dados dos clientes. Se você busca boas soluções para fortalecer essa gestão em seu negócio, clique aqui e agende uma demonstração interativa da Plataforma Omnichannel da GVP.

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