Utilizar as ferramentas que fazem parte do dia a dia dos clientes para aumentar as vendas e promover um atendimento personalizado não é uma estratégia nova nas empresas. Porém, com a chegada e popularização do WhatsApp em todo o Brasil, as marcas tiveram que organizar suas operações para se adequar ao perfil do canal e as necessidades dos consumidores.

Segundo a pesquisa realizada pela Opinion Box, quase todos os donos de smartphones entrevistados afirmaram que utilizam o aplicativo. Cerca de 98% do público tem o app instalado e 86% deles fazem uso do WhatsApp diariamente. O estudo também apontou que 76% dos entrevistados se comunicam com marcas e empresas através do app.

Sendo assim, oferecer o atendimento via WhatsApp não é um diferencial nos dias de hoje, mas sim uma necessidade para as empresas de todos os portes e segmentos. O desafio é encontrar as estratégias e ações necessárias para aumentar e escalar as vendas no aplicativo.

A seguir, listamos algumas dicas que podem ajudar as empresas a conquistarem um desempenho de excelência no relacionamento via WhatsApp. Confira!

Garanta a integração do seu relacionamento via WhatsApp

Não é porque o WhatsApp é um canal popular e utilizado por boa parte dos brasileiros que a sua gestão deve ser diferente dos demais meios de comunicação adotados pelas empresas. Inclusive, para escalar as vendas e oferecer um suporte de excelência para os clientes, é fundamental ter a operação integrada em uma mesma plataforma.

No mercado, há excelentes soluções de atendimento que são integradas ao WhatsApp das companhias. Por meio dessas plataformas, as empresas conseguem estabelecer uma comunicação assertiva com os clientes em todas as frentes. Confira, abaixo, alguns dos diferenciais de ter o WhatsApp do seu negócio integrado com os outros canais de atendimento.

Atendimento completo

Com a plataforma omnichannel, o histórico de atendimento do cliente fica armazenado em um único sistema, independentemente do canal utilizado por ele para contatar a marca. Assim, é possível dar continuidade a todas as demandas em aberto ou iniciar uma nova interação via WhatsApp.

Mais eficácia nas interações de vendas

Os gestores podem escalar as interações via WhatsApp conforme as prioridades. Por exemplo, nos leads mais avançados é possível agilizar o atendimento para aumentar as chances de conversão.

Gestão de excelência

Para finalizar as vantagens da integração do WhatsApp com os demais canais da empresa, destacamos a possibilidade de analisar em tempo real os principais indicadores que ajudam no desenvolvimento da operação de vendas e nas melhorias focadas no atendimento.

Linguagem utilizada no WhatsApp pode ajudar ou atrapalhar as suas vendas. Fique de olho!

Por mais que o WhatsApp seja um canal de comunicação bem pessoal, as empresas precisam manter uma linguagem adequada, seguindo um tom leve e objetivo que facilite a interação com o público.

Por meio dos modelos de engajamento criados e armazenados na plataforma omnichannel, os operadores responsáveis pelo atendimento via WhatsApp conseguem acessar mensagens pré-formuladas que ajudam no relacionamento e na efetivação das vendas, pois questionamentos comuns dos consumidores, por exemplo, sobre preço e formas de pagamento, são respondidos imediatamente.

Com todas as informações em mãos, o cliente se sentirá preparado para seguir em sua jornada de compra pelo WhatsApp ou em outro canal da empresa, como site e e-commerce.

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