Com todas as mudanças ocorridas nos últimos meses na sociedade, a forma como os consumidores interagem e compram produtos e serviços das marcas também passou por alterações significativas. Empresas dos mais diferentes portes e nichos conheceram o poder de vendas das mensagens eletrônicas e das redes sociais.

Até mesmo as companhias que já trabalhavam com esses canais de vendas se surpreenderam com a rápida adesão do público, que hoje já coloca as redes sociais e as mensagens instantâneas como suas preferências de compra e atendimento.

O WhatsApp, principal meio de troca de mensagens eletrônicas na atualidade, é utilizado por mais de 93% dos brasileiros ao menos uma vez por dia, de acordo com a pesquisa da Panorama Mobile Time/Opinion Box. O levantamento apontou também que o aplicativo está instalado em cerca de 99% dos smartphones presentes no país.

Segundo o Digital 2021, relatório publicado em parceria entre We Are Social e Hootsuitee, a expectativa é que os usuários de internet em todo o mundo passarão quase 12 trilhões de horas online este ano. No Brasil, o estudo mostrou que as pessoas passam em média mais de 10 horas por dia online, sendo boa parte desse tempo dedicado às redes sociais.

Com as ferramentas nas mãos dos clientes e sendo utilizadas diariamente, restam às empresas saber como utilizá-las para aumentar a venda de produtos e serviços. Na sequência deste artigo, separamos algumas dicas que irão te ajudar nesse processo. Confira!

Venda mais integrando redes sociais e mensagens eletrônicas

Como mencionado no início, tanto as redes sociais como os aplicativos de mensagens instantâneas já caíram no gosto dos brasileiros e fazem parte da rotina para relacionamentos pessoais e de negócios. Sendo assim, nada mais justo do que as marcas projetarem um trabalho estratégico para esses canais visando aumentar a venda de produtos e serviços e fidelizar mais clientes.

Mas, para isso acontecer na prática, é preciso oferecer aos consumidores uma experiência completa. Nada de atendimento demorado, pouco assertivo e sem nenhuma conexão. Para ter sucesso nas vendas online é preciso investir na integração dos canais de relacionamento e vendas.

Para integrar WhatsApp, e-mail, redes sociais, chat, bot, entre outros canais, a sua empresa precisará ter uma boa plataforma omnichannel como aliada. Por meio dessa solução é possível gerenciar todo o histórico de atendimento do cliente em um só lugar, independentemente do meio utilizado pelo consumidor.

Assim, sempre que o cliente entrar em contato com a operação, os atendentes terão acesso aos dados que tornarão o atendimento mais personalizado, rápido e eficaz.

Inteligência artificial: sua parceira para aumentar a venda de produtos e serviços

Muitas vezes, o cliente interessado em comprar um produto ou serviço da empresa acaba deixando de concluir esse processo por conta das barreiras que as próprias marcas colocam sem nem perceber. Atendimento demorado, muitas etapas para esclarecer uma dúvida e informações desencontradas são alguns exemplos de ações que impedem que o cliente siga em sua jornada de compra.

Nesse panorama, a inteligência artificial se mostra como uma importante parceira de vendas. Por meio de bons chatbots integrados ao seu aplicativo de mensagens eletrônicas, é possível:

  • Disparar comunicações com protocolos e tracking de atividades;
  • Permitir que vários atendentes utilizem a mesma conta ao mesmo tempo;
  • Analisar os dados das conversas;
  • Monitorar os pedidos realizados.

Apresentamos no artigo de hoje algumas dicas de como aumentar a venda de produtos e serviços por meio de mensagens eletrônicas e redes sociais. Aproveite que você está buscando informações para impulsionar o seu negócio e veja também em nosso blog o post que mostra os passos para implantar uma solução omnichannel em sua empresa.

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