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Captação de leads através de mídias sociais: Saiba como esses canais ajudam a alcançar os seus clientes

Não é novidade que as mídias sociais de forma geral são um sucesso no Brasil. A popularização dos smartphones e do acesso à internet colocaram esses canais no radar das empresas para relacionamento com os clientes e também para a captação de leads.

De acordo com dados divulgados no relatório Digital in 2019, do site We Are Social, os brasileiros passam em média 3h34 online em redes sociais todos os dias, ficando em segundo lugar no ranking mundial, perdendo apenas para Filipinas. O estudo também apontou que a tendência é que esse movimento continue crescendo. Entre 2018 e 2019, foram 10 milhões de novos usuários brasileiros em redes sociais, um aumento de 8%.

Diante de números tão expressivos, utilizar as mídias sociais para a captação de leads qualificados é, sem dúvidas, uma ótima decisão das empresas. Quer saber como começar a fazer isso em sua companhia? Então, confira as dicas que listamos na sequência deste artigo!

Defina a sua persona

Antes de começar a aplicar qualquer estratégia nas mídias sociais é preciso, primeiro, definir a persona (personagem fictício que representa o seu cliente ideal) que o seu negócio almeja atingir. Quanto mais específico e qualificado for o seu público, melhor será a sua captação e conversão de leads.

Querer atrair todas as pessoas não é uma forma eficaz de impulsionar o seu negócio nas mídias sociais, afinal o público nesses canais é bem diverso e a sua empresa pode estar investindo tempo e recursos em ações que não trarão um retorno positivo.

Sendo assim, é fundamental estudar e criar a persona para a sua empresa. Por meio de pesquisas no banco de dados da sua companhia é possível levantar informações importantes sobre os clientes, como faixa etária, localização, interesses e necessidades.

Além desses dados, pesquisas de mercado também ajudam a traçar a persona ideal para o seu negócio. Com essa etapa concluída, é possível seguir para os próximos passos da captação de leads através das mídias sociais.

Identifique as redes mais interessantes para a sua empresa e público

Há muitas mídias sociais disponíveis, de Facebook a TikTok. A sua marca não precisa estar em todas elas, basta identificar as redes com melhores oportunidades para o seu negócio.

Saber quais os canais que a sua persona mais utiliza é fundamental para tomar essa decisão. Isso porque a captação de leads por meio das mídias sociais só acontecerá de forma eficaz se o seu negócio estiver nos canais que os clientes estão.

Pesquisas com os consumidores atuais ajudam a entender um pouco melhor sobre o comportamento do público nas redes sociais. Além disso, análises dos dados disponíveis nas próprias plataformas sociais são importantes para saber como o seu negócio performa e onde ele tem um engajamento melhor com os usuários.

Gestão de qualidade é essencial para a captação de leads nas mídias sociais

Definir a persona e as redes que o seu negócio irá atuar são passos fundamentais para que o trabalho de captação de leads nas mídias sociais alcance bons resultados. Mas, vale ressaltar que uma gestão de qualidade é a principal aliada das marcas nesse trabalho.

 

Para que as companhias consigam monitorar estrategicamente as ações e interações realizadas nas mídias sociais, é importante contar com soluções focadas nesta função. Por meio de plataformas voltadas para o monitoramento de mídias, é possível obter todos os dados da interação com os potenciais clientes e acompanhar em tempo real o que está sendo dito sobre sua marca, o que ajudará na tomada de decisões e nos direcionamentos estratégicos, inclusive em relação a captação de leads.

 

Por exemplo, se o compartilhamento de um material voltado para a atração de clientes está gerando comentários negativos e dúvidas, é essencial que a empresa identifique rapidamente essa questão, analise o que pode ser feito e se posicione nas mídias sociais. Esse gerenciamento ativo é muito importante para evitar grandes problemas que poderiam ter sido solucionados de forma eficaz como o monitoramento de qualidade.

 

Essas plataformas oferecem uma série de outras vantagens para as empresas que atuam nas mídias sociais, como

  • Visualização de indicadores em tempo real;
  • Análise do sentimento geral dos potenciais clientes;
  • Identificação dos assuntos em alta e os horários preferidos pelos consumidores.

 

Todas essas funcionalidades são essenciais para dar apoio às estratégias de marketing voltadas tanto para a captação quanto para a retenção de clientes.

 

Você conferiu no artigo de hoje dicas de como realizar a captação de leads através de mídias sociais. Para continuar por dentro de dicas como essa, acompanhe as próximas postagens do nosso blog.

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