Benefícios dos chatbots no mercado fintech

Benefícios dos chatbots no mercado fintech

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Os chatbots conquistaram um espaço importante na área de atendimento ao cliente das empresas nos últimos anos e vem, principalmente, trazendo benefícios no mercado fintech. Após um início com incertezas de gestores e clientes, hoje esse canal está consolidado em muitos segmentos e vem sendo aprimorado com as inovações da inteligência artificial.

No mercado fintech o movimento é semelhante, já que boa parte do público já está acostumado a utilizar recursos online para contatar as empresas. De acordo com a pesquisa do Observatório Febraban, 60% dos entrevistados passaram a usar mais canais virtuais para se relacionar com seus bancos. Já segundo o levantamento realizado pela MarketsandMarkets, a expectativa é que o mercado de bots inteligentes cresça em média 30% a cada ano.

Se você atua no mercado fintech e ainda não utiliza bons chatbots em sua operação de atendimento, confira a seguir os principais benefícios oferecidos pelas plataformas de excelência.

Relacionamento de qualidade por meio dos chatbots

No cenário atual, os clientes têm cada vez mais autonomia para tomar decisões financeiras e gerenciar seus investimentos. Para esse novo perfil de cliente, dois pontos são muito importantes: praticidade e rapidez.


Visitas presenciais aos gerentes do banco são praticamente coisa do passado para quem é cliente do mercado fintech. Os serviços estão disponíveis na palma das mãos e com acesso facilitado. Os chatbots apoiam as companhias nesse sentido, dinamizando e tornando muito mais prático o relacionamento entre o consumidor e a fintech.

Demandas simples e recorrentes são facilmente solucionadas através dos chatbots. O cliente tem a liberdade de contatar a fintech a qualquer hora e de qualquer lugar. Essa disponibilidade integral está alinhada com as necessidades do público-alvo e coloca a empresa em um patamar diferenciado.

Presença nos principais canais de atendimento

Outro benefício que os chatbots oferecem para o mercado fintech tem a ver com a versatilidade dessa tecnologia. Engana-se quem pensa que os bots podem ser utilizados somente nos chats. Hoje, graças aos avanços da inteligência artificial, os chatbots podem ser implementados em diferentes canais, como redes sociais, SMS, telefone e e-mail.

Com a presença estratégica dos chatbots na central da sua fintech, os operadores humanos têm a oportunidade de focar em questões mais complexas, deixando para os bots as demandas recorrentes que tanto sobrecarregam a operação.

Treinamento contínuo dos chatbots

Será que os chatbots conseguirão oferecer uma boa experiência para os clientes da minha fintech? Esses bots serão capazes de conhecer detalhes do meu negócio? O atendimento não ficará frio e distante?

Essas são apenas algumas dúvidas comuns em relação ao uso dos chatbots em qualquer área. Mas, vamos destacar neste tópico uma característica diferenciada dos bots: a abertura para o aprendizado contínuo.

Ao contratar uma empresa especializada, os chatbots terão como aliados um time de curadores em automação. Com isso, não será preciso se preocupar com os treinamentos, pois a empresa desenvolvedora oferecerá recursos para que essas melhorias aconteçam em tempo real.

Com o suporte de profissionais qualificados, os bots passam por atualizações contínuas, nas quais eles são “educados” para oferecer o melhor aos seus clientes de acordo com suas necessidades e perfil.

Reunimos no artigo de hoje alguns dos benefícios dos chatbots no mercado fintech. Se você quer ter esse super recurso em sua operação, fale com o nosso time de especialistas e conheça todas as vantagens oferecidas pelo Chatbot da GVP.

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