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Atendimento humanizado em chatbots: como podemos oferecer isso através de nossas ferramentas?

Você já deve ter entrado em um site e, no canto inferior direito da página, surgiu uma caixinha de diálogo com um agente virtual. Os chatbots também podem abordar o cliente de outras formas, por exemplo, enviando uma mensagem do tipo “Como posso te ajudar?”.

Cada vez mais comuns no mundo corporativo, os chatbots vieram para revolucionar o relacionamento entre empresas e clientes. De acordo com dados divulgados pelo Ecossistema Brasileiro de Bots, o volume de bots já criados no Brasil mais do que triplicou no último ano, chegando a 61 mil chatbots e voicebots, contra 17 mil citados na edição anterior da pesquisa.

Mas, será que os chatbots conseguem tornar o atendimento humanizado? As ferramentas atuais estão preparadas para isso? Os clientes aprovam essa modalidade de relacionamento? Se você também tem essas dúvidas, te convidamos para conferir na sequência deste artigo detalhes importantes sobre os chatbots e também sobre o funcionamento da nossa plataforma. Confira!

Atendimento humanizado em chatbots

Uma das principais preocupações dos gestores quando decidem investir no atendimento via chatbots tem a ver com a humanização do relacionamento. Mesmo com os avanços da inteligência artificial, o receio dos bots apresentarem um atendimento frio e distante ainda existe. Mas, antes de elencar todos os recursos que uma ferramenta completa pode oferecer para o seu negócio em termos de atendimento automatizado, é interessante revermos alguns pontos.

 

Antes da utilização dos chatbots nas operações, as equipes de atendimento ficavam sobrecarregadas com um volume intenso de demandas diárias. Para otimizar o tempo, eram criados padrões de atendimento. Desta forma, muitas centrais trabalhavam com scripts pouco flexíveis e boa parte das respostas eram genéricas.

 

Essa postura dificultava a personalização do atendimento e as demandas dos clientes nem sempre eram resolvidas, levando a uma experiência negativa com a marca. Assim, o que era para ser algo humanizado e individualizado se tornava distante e pouco conclusivo.

 

Mas, desde a chegada de novas ferramentas e canais, como os chatbots, o fluxo de trabalho nas centrais foi reorganizado. Por meio dos bots, por exemplo, é possível redirecionar para os atendentes demandas específicas e mais complexas, assim eles terão tempo hábil para realizar uma abordagem mais humana e personalizada.

Saiba como as nossas ferramentas ajudam na humanização do atendimento via chatbots

No tópico acima, vimos que os chatbots são capazes de desafogar as centrais de atendimento, tirando da rotina dos atendentes demandas simples e recorrentes que sobrecarregavam a operação todos os dias. Mas, para isso acontecer na prática os chatbots precisam ser treinados para oferecer uma experiência satisfatória para o público e isso inclui o atendimento humanizado.

 

Você pode estar se perguntando: robô fazendo atendimento humanizado, como isso é possível? Na GVP, aliamos as nossas tecnologias com o que há de mais inovador na inteligência artificial e no aprendizado de máquina (machine learning). O resultado disso são bots cada vez mais inteligentes e capazes de estabelecer com os clientes uma interação bastante semelhante com o diálogo entre humanos.

 

Veja algumas características da nossa plataforma de agente virtual:

 

  • São utilizadas diversas tecnologias de ponta para o desenvolvimento dos bots de acordo com a necessidade de cada empresa.
  • Os bots desenvolvidos pela GVP “falam a língua do cliente”, pois são capazes de entender frases completas, por exemplo: "Agende a minha consulta para a próxima semana a tarde".
  • Nossos chatbots são treinados em tempo real pelo time de especialistas em curadoria de conteúdo. Assim, não apenas criamos o bot, mas também o educamos continuamente.
  • Integração entre bots e demais canais de atendimento da empresa. De acordo com a necessidade, o bot pode transbordar para o humano caso fique indeciso ou após coletar informações importantes para que o operador possa analisar e finalizar o atendimento junto ao cliente garantindo menor TMA e agilizando a demanda humana.

 

Você conferiu no artigo de hoje como nossas ferramentas conseguem realizar um atendimento humanizado em chatbots. Quer ter essa tecnologia de ponta em seu negócio? Então, clique aqui e solicite com um de nossos especialistas um orçamento personalizado para a sua empresa!

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