Com a aproximação do mês de novembro, as empresas de diferentes portes e segmentos já começaram a se preparar para uma das datas comerciais mais importantes dos últimos anos: a Black Friday.

Mesmo com todas as restrições de consumo e dificuldades econômicas que o Brasil e o mundo enfrentaram em 2020, a Black Friday rendeu aos e-commerces nacionais um faturamento de R$ 13,09 bilhões no ano passado. A expectativa é que esse número aumente ainda mais em 2021 com a retomada das atividades comerciais por conta do avanço da vacinação em todo o país.

E você também quer aproveitar essa movimentação para vender mais na Black Friday? Então, não deixe de conferir as 5 dicas que separamos para te ajudar a conquistar excelentes resultados.

1. Planeje as suas promoções

A Black Friday é uma ótima oportunidade para ampliar as vendas da sua empresa. Entretanto, para obter resultados realmente significativos, é preciso planejar com antecedência as suas promoções.

Para não ter prejuízos, o recomendado é analisar a parte financeira do negócio e identificar os produtos ou serviços que realmente podem entrar na promoção. Além disso, é importante manter a transparência no relacionamento com os clientes. Nada de aumentar o preço no mês anterior e aplicar o desconto na Black Friday, deixando o item com o seu valor original de comercialização.

Essa é uma prática inadequada e que certamente afastará os seus clientes não apenas na Black Friday, mas também durante todo o ano. Fique de olho e só ofereça promoções que sejam realmente vantajosas para você e, principalmente, para os seus clientes.

2. Intensifique a comunicação com o público, mas sem exageros

Muitos consumidores se preparam para a Black Friday, criando uma listinha com os produtos e serviços que desejam adquirir. Por isso, é importante mostrar para o público os descontos programados pela sua empresa.

Enviar e-mail marketing, lembretes via SMS e posts nas redes sociais, por exemplo, são ótimas formas de estreitar o relacionamento com os clientes na Black Friday. Mas, cuidado para não exagerar nas comunicações. Crie uma estrutura para divulgar as suas campanhas sem sobrecarregar o cliente.

3. Aprimore o atendimento da sua empresa

Na Black Friday e em qualquer outra época do ano, os consumidores valorizam as empresas que oferecem um atendimento de qualidade, ágil e assertivo. Em períodos de grande volume de buscas e compras, esse é um diferencial importante para ter sucesso. Por isso, prepare o seu time e ofereça aos colaboradores as melhores ferramentas e soluções de atendimento.

4. Esteja presente nos canais que o público mais utiliza na Black Friday

Por mais que o comércio físico já tenha aderido a Black Friday há algum tempo, é no digital que essa campanha segue cada ano mais forte. Sendo assim, sua empresa precisa estar presente nos canais que o público mais utiliza para conseguir ampliar as suas vendas.

Aplicativos de mensagens instantâneas, redes sociais e chatbot são alguns dos meios que os clientes mais utilizam quando estão buscando esclarecer uma dúvida sobre um produto ou serviço comercializado na Black Friday. A rapidez que esses canais oferecem tem tudo a ver com o público que mais interage nessa campanha promocional.

5. Aborde os clientes de forma personalizada

Uma dica para vender mais na Black Friday é personalizar o relacionamento com o cliente. Com o suporte de soluções tecnológicas, como um bom CRM e ações de remarketing, é possível entender as preferências e necessidades dos clientes e oferecer para eles ofertas personalizadas, aumentando consideravelmente as chances de conversão.

Dica extra: ofereça facilidades de pagamento e entrega

Um bônus para vender mais na Black Friday é oferecer aos clientes facilidades exclusivas. Frete grátis e diferentes formas de pagamento são iniciativas que certamente irão atrair o público, destacando a sua empresa da concorrência.

Apresentamos no artigo de hoje 5 dicas para vender mais na Black Friday. Aproveite e veja também em nosso blog o post que mostra como aproveitar a alta da economia brasileira para vender mais.

Ofereça atendimento ao cliente personalizado e sem esforço.

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