Logo GVP Digital

4 dicas para melhorar o atendimento online no site da empresa

Tabela de Conteúdo

Atender bem as pessoas que passam pelo seu site é fundamental para o crescimento do negócio, pois ao passo que clientes felizes acompanham a marca e a recomendam para amigos, o contrário também pode acontecer se não tiverem seus problemas resolvidos de maneira satisfatória. Por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a oferecer um atendimento online de qualidade e se relacionar melhor com seus consumidores. Confira!

Atenda o cliente no mesmo canal até o fimO consumidor geralmente escolhe o seu canal preferido para iniciar contato, o que significa que trocar o meio de atendimento pode deixá-lo confuso ou até irritado. O ideal é não criar um problema onde ele não existe, e atender a pessoa interessada no mesmo canal em que ela o contatou é um modo de evitar esse tipo de situação.

Talvez o cliente tenha iniciado contato online porque não pode falar ao telefone, ou por achar que será atendido mais rápido. De qualquer modo, o alvo de quem atende sempre deve ser de superar as expectativas do interessado — e jamais de frustrá-las.

Seja rápido no atendimento onlineAs coisas acontecem muito mais rápido no mundo digital e os clientes carregam essa impressão quando fazem contato pelo seu site. A facilidade na busca por informações e a participação cada vez mais ativa dos usuários na produção de conteúdo online faz com que eles esperem receber um atendimento mais ágil e preciso, com soluções instantâneas para seus problemas.

É verdade que lidar com essa urgência pode ser difícil, mas procure estabelecer processos que o permitam responder prontamente a qualquer pessoa interessada. Você pode priorizar o chat online, já que o cliente está pronto para conversar naquele momento, e definir um prazo curto (de no máximo 24 horas) para responder chamadas por formulário de contato, por exemplo.

Amplie o horário de atendimentoMuitas empresas limitam o suporte online ao horário comercial, mas nem sempre as dúvidas dos clientes ocorrem nesse período. Por isso, ampliar o horário de atendimento é um bom diferencial para garantir que mais pessoas possam contatar a sua empresa e ser bem recebidas.

Dependendo do segmento do seu negócio, você poderá oferecer assistência online 24 horas, ou ao menos horários estendidos, e começar o dia dando atenção às mensagens deixadas durante a madrugada. Desse modo, mesmo que não esteja online a qualquer hora, terá uma presença muito mais forte perante os consumidores que, por sua vez, se sentirão mais confiantes na sua capacidade de responder suas dúvidas e resolver seus problemas.

Seja natural e receptivoQuando o cliente é recebido de modo dedicado e caloroso, percebe que está sendo atendido por uma pessoa que se identifica com as questões levantadas e pode ajudá-lo a encontrar uma solução para elas. Deixe de lado as respostas prontas, a linguagem robótica e as conversas roteirizadas e coloque em prática a naturalidade e a cordialidade.

Ser natural não significa ser desrespeitoso, muito pelo contrário: representa que o consumidor é importante a ponto de ter uma pessoa pronta a atendê-lo assim que ele precisar, no canal que achar mais conveniente. Esse tipo de tratamento ganha a confiança, o respeito e a preferência dos clientes.

Sem dúvida, oferecer um atendimento online de qualidade pode fazer muito pelo seu negócio, à medida que aumenta a taxa de retenção e facilita a comunicação dos clientes com a empresa.

Seguindo essas dicas, você poderá transformar problemas em vendas e se tornar a melhor opção na mente do seu público!

Gostou das nossas dicas sobre atendimento online? Assine nossa newsletter e continue recebendo conteúdo de qualidade!

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados