3 Pilares para o sucesso em sua empresa

Por Karin Campos, CEO, GVP.digital

 

A todo momento, ouvimos que a pandemia acelerou a transformação digital dos negócios em mais de 10 anos e que esta transformação impactou em como as empresas vendem e se relacionam com seus clientes, fornecedores e toda a cadeia envolvida.

Mas o que é transformação digital? Será que é só disponibilizar um número de Whatsapp para atender o cliente e vender através dele? Será que é adotar um bot em seu site e ok?

Transformação digital vai além disso! É um processo que une ferramentas, processo e pessoas.

Neste tripé, um dos fatores mais importantes para que a transformação digital ocorra e tenha aderência, entregando o retorno esperado, sem sombra de dúvidas são as pessoas e a cultura organizacional.

Transformação digital envolve a necessidade de um time alinhado com as expectativas e objetivos traçados pela organização. Neste alinhamento, é importante ir além e criar um ecossistema de processos, sistemas e pessoas interligados e encadeados de forma a potencializar negócios, e acima de tudo, utilizar toda esta inteligência digital em prol de quem faz tudo isto ser possível.

É preciso que esteja claro a todos quais são os objetivos e pontos necessários dentro deste processo que estarão sob revisão, ajuste e inovação.

E aí vem o ponto chave: “o que esperamos dos envolvidos?”. Mapear, estruturar e deixar claro o que se espera é o grande ponto de partida para uma transformação digital adequada.

É importante proporcionar modelos de aprendizagem e evolução dos times que envolvam a necessidade e objetivos. O mais importante para virar a chave é manter a evolução constante das pessoas.

Cultura é algo que precisa, além de ser comunicada, ser vivida desde a alta gestão até a base da organização. Uma empresa que quer se posicionar como inovadora, precisa não só viver de inovação, mas ser aberta a ouvir ideias inovadoras, posicionar-se e viver modelos junto aos seus colaboradores, que constroem e aprendem em conjunto sobre inovação.

O dito precisa condizer com o feito. E a Transformação digital não é diferente disto. Não podemos nos posicionar como uma empresa, por exemplo, que vende apenas através de meios digitais e não existir uma cultura ligada a qualidade de relacionamento com os clientes no digital e ainda mais não existir ferramentas adequadas que proporcionem a experiência para seu cliente através deste caminho.

Processos claros tanto para seus clientes como para seus colaboradores desde o momento do primeiro contato até o pós-vendas, aliados a um time que realmente compreende e incorpora o processo de vendas através do digital são pontos que farão toda a diferença.

Transformar culturas e pessoas não precisa ser um bicho de 7 cabeças dentro da organização e sim um movimento de “Veja na prática o que estamos te falando.” Pessoas precisam entender e sentir que suas lideranças estão altamente envolvidas, assim como os gestores pedem ao time para ser.

Não pode haver a postura de “faça o que falo e não o que faço”. Congruência em todos os aspectos traz velocidade e capacidade de aprendizado acelerado e aderência a transformação digital de forma mais intensa. Ouvir, ver e agir combinados de forma positiva e alinhada são foguetes transformadores.

A Transformação digital é mais uma etapa de evolução dentre tantas que temos passado ao longo da história e, sem dúvida, com diversos aprendizados e crescimentos não só no campo profissional como também no pessoal.

Ter uma cultura de aprendizado e inovação constante, junto com uma equipe que incorpora os mesmos valores, levam seu negócio a uma espiral de crescimento exponencial. Seu time aumenta seu potencial, sente-se mais realizado e, consequentemente, seu negócio é reflexo imediato deste movimento.

Como sua empresa está atuando neste momento com a transformação digital? Quer saber mais sobre o tema? Vamos falar sobre?

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