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3 ações que vão aumentar o seu número de alunos

3 ações que vão aumentar o seu número de alunos 

Com o início de um novo semestre letivo, as instituições de ensino já começam a projetar as campanhas que visam aumentar o número de alunos matriculados. Mesmo em um período tão específico como o atual, os investimentos em educação continuam nos planos dos brasileiros. 

De acordo com dados do Mapa do Ensino Superior no Brasil 2021, o número de matrículas em cursos superiores presenciais e de ensino a distância (EAD), nas redes privada e pública, cresceu 1,8% em 2019. Quando se consideram apenas os cursos presenciais da rede privada, em 2021 a previsão é de queda de 8,9% no número de matrículas. Já para os cursos EAD, na mesma rede e período, a estimativa de crescimento é de 9,8%. 

Diante dessas mudanças no perfil dos alunos, encontrar a melhor forma de se relacionar com público que deseja ingressar em uma graduação, pós-graduação, curso livre ou de extensão é o grande desafio das instituições de ensino atualmente.

Se você precisa fortalecer as suas ações de atração de novos estudantes, veja a seguir algumas sugestões de campanhas que vão te ajudar a aumentar o número de alunos em sua instituição de ensino e retê-los. Não perca!

1. Mantenha uma boa presença digital

Quando uma pessoa decide ingressar em uma instituição de ensino nos dias de hoje, uma das primeiras atitudes é realizar pesquisas na internet para conhecer mais sobre o curso, a empresa e a experiência de outros alunos. 

As instituições que não possuem uma presença digital forte certamente estão diminuindo as suas chances de atrair e reter mais alunos. Ter um bom site institucional com as informações mais relevantes organizadas de forma intuitiva é o primeiro passo para despertar o interesse dos estudantes. 

Organize os dados sobre os cursos, corpo docente, processo seletivo e bolsa de estudo. Também mantenha os canais de atendimento sempre à vista dos usuários e, se possível, ofereça meios de comunicação variados, como telefone, e-mail, chat e SMS. Assim você conseguirá atender com qualidade os alunos de diferentes perfis. 

Outra dica que vai te ajudar a ter uma boa presença digital são as redes sociais. Mantenha os perfis da sua instituição sempre atualizados e produza conteúdos relevantes e que irão ajudar a esclarecer as dúvidas dos alunos em potencial. Além disso, interaja com o seu público e responda o maior número de solicitações possível. Não basta estar presente, é preciso interagir. 

2. Divulgue as vantagens que a sua instituição de ensino oferece

Em um mercado tão concorrido como o educacional, aumentar o número de alunos não é uma tarefa tão simples. Além de garantir cursos de excelência e um corpo docente qualificado, é preciso divulgar outras vantagens que atraem o público, como bolsas de estudo, descontos, facilidades no pagamento, parcerias, entre outras.

Utilize os meios de comunicação da sua instituição para apresentar essas vantagens ao seu público. Mídias externas, como TV, sites e rádio também podem ajudar a fortalecer a divulgação dessas mensagens. Se o orçamento não contemplar esse investimento, projetar ações com os estudantes atuais também é uma ótima estratégia para aumentar o número de alunos no próximo semestre. 

3. Atendimento de excelência ajuda a aumentar o número de alunos 

Quando toda a parte de atração transcorre bem e o aluno chega a contatar a sua instituição de ensino, é fundamental que o atendimento que ele irá receber seja de excelência para que essa conversão de fato aconteça. 

Se você percebe falhas nesse processo, é hora de rever as estratégias de relacionamento que estão sendo trabalhadas. Verifique se os seus canais de atendimento são diversos e integrados, pois isso é essencial para uma experiência satisfatória. Veja também se a automatização está sendo realizada de forma correta e se as métricas disponíveis ajudam a entender o real desempenho do seu atendimento.

A partir dessa análise, a sua instituição conseguirá identificar os pontos a melhorar e as soluções que podem ser adquiridas para ampliar as matrículas, dando um passo importante também para a retenção desse público no futuro.

Você conferiu no artigo de hoje 3 ações que vão te ajudar a aumentar o seu número de alunos no próximo semestre letivo. Se você procura boas plataformas de relacionamento com os clientes, clique aqui e conheça as soluções oferecidas pela GVP.

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