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10 dicas rápidas sobre atendimento

Tabela de Conteúdo

A busca pela excelência no atendimento ao cliente está presente em todas as centrais, independentemente do porte ou segmento em que atuam. Conseguir satisfazer o consumidor, ser ágil e assertivo na resolução das demandas não é uma tarefa simples.

Para ajudar os gestores que estão em busca de estratégias para melhorar o serviço prestado, produzimos uma lista com 10 dicas rápidas sobre atendimento ao cliente. Confira!

1. Agilidade

Nos dias de hoje, a rapidez no processo de atendimento é fundamental para os clientes. Com a correria diária, ninguém quer perder tempo tentando resolver um problema por telefone. Por isso, ser eficaz e ágil no atendimento acaba sendo um importante diferencial das companhias.

2. Novos canais de comunicação

Como vimos, ficar no telefone por vários minutos não é nada agradável para os clientes do século XXI. Sendo assim, além da rapidez, é essencial que as centrais ofereçam novos canais de interação com o cliente, que ajudam a tornar o processo mais prático. Chats online, redes sociais, e-mails e aplicativos móveis são excelentes opções para a empresa se tornar multicanal.

3. Qualidade

De nada adianta ser rápido e ter um amplo leque de canais se nenhum deles oferecer um atendimento de qualidade. É importante que, ao entrar em contato com a empresa, o consumidor tenha acesso a todas as informações que necessita e receba um atendimento cordial e eficiente.

4. Respeito

Como acontece em todas as relações, o respeito também é essencial para um bom atendimento. Ele deve estar presente no dia a dia da central, do relacionamento dos supervisores com os operadores até a interação com o consumidor final. A falta de respeito é uma atitude muito grave e que pode prejudicar bastante a reputação da empresa. Por mais que a dúvida do cliente seja óbvia, é preciso esclarecê-la com respeito e paciência.

5. Conhecimento

Quando decide contatar uma empresa, o cliente espera ter acesso a um atendimento completo, no qual ele consiga esclarecer dúvidas, obter mais informações sobre os produtos e serviços oferecidos, além de rever o seu perfil de consumidor, verificando contas em aberto, negociações, entre outros pontos.

Para isso, a equipe de atendimento precisa ter um conhecimento completo sobre a operação. Em alguns casos, o time é dividido em especialistas, assim o cliente pode falar com operadores qualificados para atender cada uma de suas solicitações.

6. Capacitação

Para conseguir oferecer um atendimento de qualidade, rápido e assertivo, os colaboradores devem se manter sempre atualizados. Sendo assim, a companhia deve promover cursos, treinamentos e workshops que tenham como foco capacitar e atualizar os funcionários sobre as melhores práticas de atendimento.

7. Estrutura

Outro fator que está diretamente relacionado ao bom atendimento são as ferramentas de trabalho disponíveis para o time. Contar com boas máquinas e bons softwares de atendimento é muito importante, pois são esses recursos que ajudarão os colaboradores a exercerem bem as suas funções diárias.

8. Gerenciamento

Como acontece em todas as atividades empresariais, o gerenciamento ativo ajuda a aprimorar a qualidade do serviço prestado. Os supervisores precisam traçar metas reais e estratégicas, ajudar os operadores no dia a dia e acompanhar de perto o desempenho de cada um deles. Para auxiliá-los, alguns softwares de gestão fornecem gráficos e relatórios que otimizam o gerenciamento nas centrais.

9. Feedback

O feedback dos gestores é muito importante para os funcionários, pois acaba atuando como um estímulo para eles darem o melhor de si no trabalho. Pensando nos clientes, as empresas também precisam ir em busca dos feedbacks. Isso porque, ao saber como foi a experiência do consumidor no atendimento, é possível aprimorar o serviço prestado. Além disso, essa é uma maneira interessante de mostrar que a companhia está preocupada com a opinião do cliente, dando um passo importante no processo de fidelização.

10. Parceria

Como vimos, para oferecer um bom atendimento é fundamental ter ferramentas que facilitam o trabalho de toda a equipe. Deste modo, ser parceiro de uma empresa confiável que desenvolve soluções para a área de atendimento ao cliente é uma dica que todas as centrais deveriam seguir.

Se você quer melhorar o atendimento da sua empresa e ainda não conta com uma parceria de sucesso, agende agora mesmo o teste gratuito da Plataforma GVP, desenvolvida pela GVP Solutions.

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